?Abordagem Social? resgata cidadania das pessoas em situação de rua

3201 Jornal O Avaré 13/05/2016 01:34:08

Para promover o resgate da cidadania e a mudança de vida de pessoas que vivem em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), em parceria com o Conselho de Obras Sociais de Avaré (COSA), desenvolve o trabalho de “Abordagem Social”.
 
 
Essa ação é feita de segunda a quinta-feira, nos períodos diurno e noturno, conforme a demanda verificada no setor. A equipe atua também nos fins de semana, quando necessário. O trabalho inclui a identificação de pessoas em situação de rua. Depois de identificadas, elas são encaminhadas para os serviços ofertados pela Casa de Passagem/Abrigo Institucional (antigo albergue). No local a pessoa passa por higienização, faz suas refeições e é acolhida para pernoite, enquanto a equipe da Casa de Passagem busca contato com familiares.
 
 
Atendendo ao que prevê a Constituição Federal, todas as pessoas em situação de vulnerabilidade somente são encaminhadas quando aceitam as orientações de forma positiva, pois muitos recusam a aproximação da equipe de abordagem e manifestam o seu direito de ir e vir.
 
 
Nesta semana, por exemplo, a “Abordagem Social” identificou seis pessoas encontradas em situação de rua. Elas não aderem aos serviços ofertados pelo município, mesmo tendo sido orientadas diariamente e também não aceitam os encaminhamentos. Dentre elas há usuários de álcool e drogas, as quais nas ruas optam por consumir essas substâncias.
 
 
De acordo com os técnicos, para sustentar os vícios, essas pessoas perambulam pela cidade e praticam mendicância nos faróis das ruas centrais e pelo comércio, onde conseguem dinheiro para permanecer nessa situação.  A maioria tem entre 40/ 50 anos e procedem de cidades vizinhas.
 
 
“Nossa orientação permanente é para que não se dê esmolas, mas sim informação. A Prefeitura dispõe de equipamentos sociais para acolher e orientar essas pessoas para que sejam reintegradas no convívio familiar”, afirmam os técnicos da Semads.
 
 
 
Orientação
 
 
 
O COSA e a Semads vem intensificando o trabalho com publicidade para conscientizar comerciantes e público em geral sobre os efeitos negativos da oferta de esmola. Essa prática, lembram os técnicos, fortalece a vivência nas ruas e favorece o uso de drogas e de álcool, a prostituição, a exploração sexual, o rompimento familiar e diversos tipos de violência.
 
 
“É importante informar que Avaré é uma cidade avançada no atendimento à população de rua, pois conta com o trabalho diferenciado de busca ativa para fazer os encaminhamentos necessários e assim garantir os direitos de quem se encontra em situação de rua”, afirma a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Viviane Maria Alves Mendes.  
 
 
Segundo explica a secretária, pessoa em situação de rua pode ser definida como aquela que não possui moradia e que pernoita em espaços públicos, como praças, calçadas, marquises e jardins, ou em casarões abandonados, depósitos e terrenos baldios.
 
 
Durante o mês de junho as equipes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, da Casa de Passagem e do COSA farão uma campanha intensiva de conscientização sobre os aspectos envolvendo a pessoa em situação de rua. Haverá também um fórum para debater a questão para superá-la.
 
 
Os interessados em cooperar com o projeto de “Abordagem Social” podem obter mais dados sobre o tema no COSA (Rua Bahia, 1116 – fonte 3732-8229), na Casa de Passagem (Rua Domiciano Santana, 42 – fone 3731-1595), no CREAS (Rua Rio de Janeiro, 1032 – fone 3732-6012) e na Semads (Rua Piauí, 1388 – fone 3732-2603).
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também