'Acho 100 caramujos ao dia', diz dona de casa sobre infestação em Avaré

2230 Jornal O Avaré 28/02/2015 07:16:47

Esquistossomose é causada pelo molusco e pode causar febre e tosse.
Vigilância Sanitária alerta moradores a não permitirem acúmulo de entulho.

 

A aposentada Elenice Araújo Miranda disse que retira cerca de 100 caramujos por dia da casa em que mora, em Avaré (SP), devido à infestação do molusco no município. Entre as doenças que o parasita pode acarretar está a esquistossomose, cujo sintomas são febre, tosse e dores musculares. A Vigilância Sanitária alerta a população para não acumular entulhos.

Elenice conta que a rotina se repete diariamente nesta época do ano. Ela fala que já tentou fazer até uma barreira com sabão em pó para impedir que caramujos  invadam a residência. “Cansa e assusta. A gente fica em pânico, eu nem viajo por medo de que eles entrem na minha casa”, afirma.

Outra moradora que sofre com o problema é a aposentada Marlene Araújo da Silva, que é cadeirante e até paga para vizinhos retirarem os caramujos de casa. “Eu tenho muito medo por causa das doenças que pode trazer. Ficava lavando minha mão toda hora com nojo do bicho”, revela.

Benedito Fileto mora próximo de um terreno baldio e reclama que nos últimos dias o número de moluscos cresceu devido às chuvas e ao forte calor. “Aumentou muito, choveu bastante aqui. Os bichos saem do terreno e o dono que deveria deixar o lugar limpo não faz isso”, reclama.

De acordo com a Vigilância Sanitária, o dono da área foi notificado a fazer a limpeza no ano passado. À época, o trabalho foi executado e o caso arquivado, mas como os caramujos voltaram, o setor fará uma nova intimação, informou o órgão.

Isabel Cristina Oliveira, diretora da Vigilância Sanitária em Avaré, faz orientações à população. “Os caramujos gostam muito do lugar que tem terra e umidade. A gente pede para que as pessoas tirem os entulhos dos locais”, finaliza.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também