CAPS assiste 530 pacientes especiais

4483 Jornal O Avaré 31/05/2014 06:09:03

 

CAPS assiste 530 pacientes especiais

 

Unidade dá atendimento solidário a pacientes com

distúrbios mentais e dependentes químicos

 

Num casarão localizado na Rua São Paulo, esquina com a Rua Rio Grande do Norte, funciona o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que assiste pacientes que sofrem de esquizofrenia, depressão severa, bipolaridade, psicose e outros distúrbios mentais.

 

 

Em janeiro de 2013, o CAPS teve sua estrutura melhorada pela administração atual. A unidade foi transferida para um prédio com instalações mais amplas e conquistou o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para atender em uma ala separada casos de abuso no uso de álcool e outras drogas.

 

 

Também já está em processo de licitação a construção da sede própria do CAPS. “O importante é o paciente manifestar interesse no tratamento. Nosso trabalho é também de estimular a sua integração com a sociedade e a família”, diz a coordenadora Sônia Campanhã.

 

Composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois psicólogos, um assistente social, um auxiliar de farmácia, uma terapeuta ocupacional, um educador físico e uma professora de recreação, o CAPS atende quem pede ajuda, um dos fatores que estimulam a sua equipe a atuar de maneira harmônica e solidária na busca da recuperação de seres humanos.

 

 

 

            TERAPIA INTEGRAL

.           Pacientes com transtornos mentais são encaminhados ao Spaço Renascer pelas Unidades de Saúde, na maioria, casos com histórico de transtorno. Após análise técnica eles são inseridos no tratamento com psiquiatra e psicóloga individual. Depois participam de atividades nos grupos terapêuticos para recuperação da saúde e para sua reinserção na vida social. No caso de pacientes que tentaram o suicídio o CAPS oferece acompanhamento psiquiátrico e psicológico e terapia ocupacional.  

 

          

            Visitantes se surpreendem ao conhecer os diversos objetos artesanais e também telas artísticas feitas pelos pacientes e que dão brilho especial na decoração das dependências da sede do Spaço Renascer.

 

            Já os dependentes químicos que desejam se recuperar, inicialmente integram grupos de acolhimento. Em casos de intoxicação por uso abusivo, primeiro a pessoa se desintoxica com internação na Santa Casa. Após a alta e se não houver a necessidade de intervenção em clínicas especializadas, há a continuidade do tratamento no CAPS com atendimento psicológico individual e grupo de apoio.

 

            Além disso, a unidade oferece apoio aos familiares e também faz visitas domiciliares nos casos de tentativa de suicídio e abandono de tratamento.

A equipe assiste hoje 323 pacientes com transtornos mentais e acompanha 211usuários de álcool e drogas, todos moradores de Avaré. O Spaço Renascer funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outras informações pelo telefone 3732.0970.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também