CMDCA une forças para proteger crianças e adolescentes em Avaré

2070 Jornal O Avaré 30/05/2014 01:22:37

 
CMDCA une forças para proteger

crianças e adolescentes em Avaré

 

Conselho apresenta diagnóstico sobre atividades do setor



 

 

 Em reunião realizada no último dia 8 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) colheu informações com representantes de diferentes órgãos públicos para elaborar diagnóstico em Avaré sobre os serviços existentes em favor da infância e da adolescência a fim de realizar apontamentos às políticas públicas e privadas quanto à necessidade de novos serviços e programas da área.

Participaram do encontro dirigentes e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), CRAS I, CRAS II, CRAS III, CREAS, Defensoria Pública, Secretaria Municipal da Educação, Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Tutelar e Polícia Militar. “O objetivo é unir forças no atendimento e proteção das crianças e adolescentes de nossa Estância Turística”, explicam os organizadores, os quais, no final apresentaram a mobilização traçada e comprometida de cada setor.

 

 

AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO

 

CONSELHO TUTELAR

Atuação permanente dos membros do Conselho Tutelar, em todos os finais de semana nas festas da cidade com acompanhamento da Polícia Militar, quando necessário. Todo esse trabalho já é efetuado pela rede pública, devendo os pais ou responsáveis, procurarem informações diretamente na Secretaria da escola frequentada pelo adolescente. 

 

PROGRAMAS MUNICIPAIS

Desenvolvidos sob a supervisão da SEMADS:

 

- CREAS “Novos Passos”: oferece acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa; desenvolve o Plano de Atendimento  Especializado a Família e Indivíduos - PAEFI; Famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Violação de direitos contra a criança e adolescente. Violação de direitos contra a pessoa com deficiência.

- CRAS: desenvolve o "Programa de Transferência de Renda Ação Jovem" (Transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo) com 425 vagas, que objetiva promover a inclusão social de jovens de 15 a 24 anos e onze meses. Acompanhamento e orientação de pais visando a prevenção da ruptura dos vínculos familiares.

PROGRAMAS ESTADUAIS

A Diretoria de Ensino desenvolve as seguintes atividades:

- Acessa Escola: promove a inclusão digital dos estudantes.

- Atividades Curriculares Desportivas (ACD) nas escolas estaduais.

- Lugares de Aprender: programa para promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e a parques.

- Mais Educação: programa para estimular a educação integral do aluno.

- Prevenção Também Ensina: projeto de educação continuada que propicia condições para o desenvolvimento da auto estima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a redução do abuso de drogas e a conscientização sobre as  complicações relacionadas à gravidez na adolescência e sobre as DST/Aids.

- Programa de Ensino Médio Inovador (PROEMI): dá apoio e fortalece o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, tornando o currículo dos estudantes mais dinâmico.

- Sistema de Proteção Escolar e Comunitária: programa coordena o planejamento e a execução de ações destinadas à prevenção, mediação e resolução de conflitos no ambiente escolar, com o objetivo de proteger a integridade física e patrimonial de alunos funcionários e servidores.

- Programa Escola da Família desenvolve, desde 2003, a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, nos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Cada escola organiza as atividades dentro de quatro eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

- Vence: programa faz a articulação entre ensino médio e curso técnico, para que o aluno da rede estadual tenha uma profissão e esteja preparado para o mercado de trabalho.

- Via Rápida: programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também