'Desvia de um e cai em dois', ironiza morador sobre buracos em Avaré

7074 Jornal O Avaré 07/12/2016 02:54:38

Buracos espalhados por diversas ruas é uma reclamação constante entre a população de Avaré (SP). “Desvia de um e cai em dois. Não tem jeito. Está difícil para transitar aqui”, ironiza o morador Rodolfo Carvalho. Segundo a população, além de chuvas, obras incompletas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ajudam a aumentar a quantidade de desníveis nas vias.
 
 
A Prefeitura de Avaré garante que as ruas passam por constantes consertos. Entretanto, segundo o Executivo, nos últimos meses o município passou por dificuldades financeiras e atrasou o pagamento para a empresa fornecedora de massa asfáltica, o que atrapalhou a programação de atendimento dos bairros da cidade. A prefeitura diz que para amenizar o problema aplica lajota e concreto para realizar os reparos.
 
 
Sobre os buracos feitos por serviços da Sabesp, a administração municipal alega que faz vistorias diárias e notifica a concessionária por meio de ofícios. Conforme lei municipal, a empresa tem 48 horas para cumprir os avisos. Em nota, a Sabesp esclarece que executa os trabalhos no prazo sempre que é informada.
 
 
Enquanto os buracos não são tapados, motoristas têm que gastar na manutenção dos veículos. É o caso do aposentado Sérgio Vasques, que em dois anos de uso do carro já teve problemas mecânicos. “Os buracos fazem com que a manutenção do carro seja mais constante e ela é cara. Vendi meu carro com dois anos de uso porque já estava fazendo barulho.”
 
 
O mecânico Márcio Rogério Fernandes também fala sobre o tema: “É amortecedor que estoura, pneu que corta e roda que amassa. E isso tudo faz gastarem um pouco mais que o normal”, comenta.
 
 
Outro exemplo é o caso do auxiliar de gráfica Ricardo Luiz Couto. Ele caiu com a motocicleta em um buraco e entrou com uma ação na Justiça contra a prefeitura. “Quebrei a mão, ralei o braço, levei 15 pontos no cotovelo e fiquei um tempo parado", descreve. "Nunca tinha sofrido um acidente assim", explica.
 
 
 
Buracos da Sabesp
 
 
A secretária Camila Carvalho Lopes brinca que há uma variedade de buracos na cidade para todos os “gostos”: de fundo e pequeno a largo e raso. Perto de onde ela mora, a Sabesp realizou um serviço que deixou um buraco. “Ligamos para a Sabesp, que abriu um protocolo. Eles vieram uma vez, mas quando vem chuva os buracos voltam”, relata.
 
 
Mesmo quando as crateras são remendadas, de acordo com alguns moradores, a chuva vem e acaba com o serviço. “A cada dia piora. E se der uma pancada de chuva desanda mesmo”, afirma o funcionário público Luiz Peres Júnior. “Não tem como desviar dos buracos. Eles só aumentam. E agora na época de chuva fica ainda pior”, reforça o auxiliar de enfermagem Everton Lucas Gonçalves.
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também