'Falta de controle de explosivos', diz Alckmin sobre ataque a bancos

2339 Jornal O Avaré 23/02/2015 08:59:20

Governador destaca ainda a 'absoluta' falta de segurança com explosivos. 
Alckmin explicou medidas de segurança em Campina do Monte Alegre.

 

 

Durante cerimônia de entrega de viaturas da Polícia Civil, neste sábado (21) em Campina do Monte Alegre (SP), o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, comentou sobre o pacote de medidas para tentar conter a onda de ataques a caixas eletrônicos no estado, anunciada na sexta-feira (20).

Entre as principais regras anunciadas no fim da semana estão: escolta dos veículos que transportam explosivos e instalação de dispositivos de segurança nos caixas e mapear onde eles ficam. Para ele, a série de explosões ocorridas no estado não trata-se de um caso isolado. "O controle de dinamites, ou material explosivo, será feito pelo Governo Federal. O problema das explosões de caixas é no país inteiro, por absoluta falta de controle dos explosivos e armas”, concluiu.

Os ataques a caixas vêm crescendo nos últimos três anos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em 2012 foram cerca de 80, depois, em 2013 já eram mais de 100. No ano passado ocorreram aproximadamente 130 em todo o país.

Escolta
De acordo com a SSP, o Exército vai obrigar que as empresas que transportam explosivos para pedreiras e construções contrate escolta particular para levar os produtos. Há registros de roubos a esses materiais quando eles são transportados. “Ficou determinado que todo transporte de explosivo será feito com escolta privada. Para evitar qualquer possibilidade de roubo e de desvio", disse o secretário da SSP, Alexandre de Moraes.

Dispositivos
Outra medida anunciada para tentar conter os ataques é a criação de um cronograma para instalação de dispositivos de segurança em caixas eletrônicos que estejam em áreas consideradas críticas. Os locais não foram divulgados, mas a ideia é que esse mecanismo manche notas de dinheiro e solte fumaça se a máquina for danificada ou explodida.

Mapeamento
Mais uma medida divulgada é o mapeamento dos locais onde estão todos os caixas eletrônicos. Atualmente a polícia não tem conhecimento de onde estejam todos os aparelhos. Os bancos ficaram de entregar um mapa com esses pontos.

 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também