Frutas e cereais enriquecem o cardápio escolar

1287 Jornal O Avaré 18/03/2014 00:01:00

 

 

 

Prefeitura investe em merenda balanceada e mais saborosa

 

Frutas e cereais enriquecem o cardápio escolar

 

 

 A boa merenda escolar é um dos indicadores do rendimento do aprendizado dos estudantes na convivência escolar. Para acentuar esse fator, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré reformulou a produção dos alimentos servidos nas escolas da rede municipal.

 

 

O ano letivo de 2014 começou com a ampliação do quadro técnico de nutricionistas para garantir o atendimento da demanda, bem como o melhor controle de qualidade dos produtos entregues pelos fornecedores. Os profissionais estenderam a assistência nutricional aos alunos e seus pais com visitas e palestras nas escolas. Segundo Lúcia Lelis, secretária municipal de educação, o fortalecimento do cardápio tem como meta familiarizar o consumo de alimentos ricos em nutrientes no dia a dia dos alunos. "Nossa meta é incentivar o hábito da alimentação correta somada à prática de esportes, medidas que favorecem uma vida adulta mais saudável", explica Lúcia.

 

 

 O novo cardápio elaborado incluiu mais variedades de frutas durante a semana na mesa do aluno matriculado na rede municipal. A novidade é a oferta de cereais integrais nas refeições, enquanto que houve considerável redução dos alimentos industrializados.

 

 

Através de licitação a Prefeitura vai adquirir carnes bovinas congeladas no Sistema IQF (congelamento ultra-rápido), dando prioridade para peças de patinho no lugar de acém. “A proposta é que a carne usada na merenda dos alunos seja a melhor para o consumo”, explica a secretária.

 

 

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL - A atenção da equipe de nutricionistas da Secretaria da Educação quanto à saúde dos alunos será redobrada através de avaliações e projetos de educação nutricional envolvendo pais e professores. Os profissionais tem visitas programadas às unidades escolares para combater a deficiência alimentar dos alunos. Por meio de palestras ao pais e orientações de saúde, higiene e qualidade dos alimentos, eles buscam conscientizar as famílias respeitando a realidade sócio-econômica.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também