Morador registra nova formação de tornado na região de Taquarituba

3454 Jornal O Avaré 29/10/2013 01:44:20

 

 

Na  quarta-feira dia 23, 31 dias após a passagem de um tornado que destruiu parte do município de Taquarituba, um morador registrou novamente (veja o vídeo ao lado) a formação desse fenômeno climático na zona rural da cidade, entre Taquarituba e Itaberá.

 

 

Segundo o meterologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet/UNESP), José Carlos Figueiredo, que avaliou as imagens, o registro mostrou o momento em que o tornado ainda estava  em formação dentro das nuvens.

 

A cidade foi atingida por um tornado no último 22 de setembro. O fenômeno deixou dois mortos, 64 feridos e centenas de casas danificadas, além de destruir indústrias e prédios públicos, derrubar a cobertura de um posto de combustíveis e arrancar árvores. Um ônibus, que transportava trabalhadores rurais foi arrastado e o motorista é um dos mortos. A outra vítima é um rapaz de 22 anos que estava no ginásio de esporte que desabou.

 

 

O terminal rodoviário da cidade ficou totalmente destruído. Até os silos de armazenagem de grãos foram danificados e uma plantação de eucalipto foi devastada.

 

De acordo com o meteorologista Figueiredo, o tornado em setembro percorreu uma trilha de aproximadamente quatro quilômetros e ficou muito próximo da classificação do F3 da escala Fujita, que define a intensidade dos tornados em uma escala que varia de F0 até F5. Os transtornos atingiram pelo menos 11 mil pessoas.

 

 

Esse número corresponde a aproximadamente 50% da população do município que tem 23 mil moradores. Os dados abrangem as famílias que tiveram as casas atingidas, além das famílias que sofreram falta de abastecimento de água, energia elétrica e serviços de telefonia devido ao rompimento de cabos e fios.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também