MUNICÍPIOS DA REGIÃO SE MOBILIZAM PARA SOCORRER AS VÍTIMAS DE TAQUARITUBA.

2811 Jornal O Avaré 27/09/2013 02:32:20

 

 

 

 

 

 

 

TAQUARITUBA PRECISA URGENTE DE FUNCIONÁRIOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

 

 

 

Após a passagem do tornado em Taquarituba, o trabalho de reconstrução da cidade não tem prazo para ser concluído. Na área mais atingida, a zona industrial, mais de 30 empresas tiveram prejuízos e a produção está interrompida.

 

 

Para não ficarem parados, os mais de 500 funcionários que atuam nessas empresas estão ajudando na limpeza e retirada de entulho, no entanto, segundo o Centro de Referência em Saúde (Cerest), a cidade enfrenta falta de profissionais para atuar em serviços básicos.

 

 

De acordo com a coordenadora de Cerest, Natália Arca, é preciso mão de obra qualificada para a reconstrução da área. "A pessoa tem que estar ciente do que está fazendo, pois a qualquer momento  a estrutura pode desabar, pode acontecer alguma coisa, algum imprevisto", afirma.

 

 

Ainda na cidade, já faltam pessoas para trabalhar nos mais diversos ramos como eletricistas, encanadores, pedreiros e instaladores de calhas. Segundo o pedreiro Nelson Nunes de Lima, a quantidade de trabalhadores não é suficiente para atender a demanda. "Está faltando, tem gente que está encontrando dificuldades para encontrar pedreiro", conta.

 

 

De acordo com o mais recente levantamento da prefeitura, só para reconstruir os prédios públicos como a rodoviária e o ginásio de esportes, serão necessários R$ 2 milhões.

 

O governo de São Paulo mandou representantes de todas as secretarias para ajudar nos trabalhos.

 

 

Decreto estadual
Por causa dos danos provocados pelo tornado, o governador Geraldo Alckmin assinou, nesta quinta-feira (26), um decreto que dá mais prazo aos contribuintes do município para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O imposto relativo aos meses de setembro, outubro e novembro poderá ser recolhido dois meses após o vencimento.

 

 

Campanhas solidárias


Vários municípios da região continuam ajudando os desalojados de Taquarituba. Uma comissão foi criada pela prefeitura para garantir que as doações cheguem aos mais necessitados.

 

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elizabeth de Souza Milléo, um controle está sendo feito pelos voluntários para verificar tudo o que entra e sai do ginásio de esportes da Vila São Vicente. “São muitas doações, então a gente tá contando com a ajuda de voluntários que são cadastrados. Todas as doações que recebemos também são cadastradas, e os voluntários levam até as pessoas “, explica.

 

 

Os valores doados também estão sendo fiscalizados. Segundo o prefeito da cidade, Mirderson Zanello Milléo, um decreto de lei determinou a criação de outra comissão para cuidar deste dinheiro. Um representante do legislativo, um do executivo e representantes da sociedade civil fazem parte desta comissão. Até agora foram depositados na conta S.O.S Taquarituba R$ 120 mil.

 

 

Pontos de doações


Em Avaré, a ação de arrecadação é coordenada pela prefeitura e pela Polícia Militar. São quatro pontos de arrecadação de donativos para as vitimas. Os interessados devem procurar a sede do 53º Batalhão da Polícia Militar do Interior que fica na Rua Bélgica, n. 171, no Jardim Europa. Os outros endereços disponibilizados pela Polícia Militar são a unidade da 1ª Companhia que fica na Rua Maneco Dionísio, n. 318, e a unidade que fica na Rua Bahia, 100.

 

 

As doações ainda podem ser entregues no Fundo Social de Solidariedade da Avaré. O endereço é Rua Maranhão, 1578.

 

Em Itapeva, os moradores também se organizaram para ajudar as vítimas. De acordo com a voluntária Gabriela Matos, alimentos, roupas e cobertores são enviados diariamente para os atingidos. Os locais de entrega são:

 

Primolex - Escritório de Contabilidade - Calçadão Dr Pinheiro 548 - Centro
Chamorro Veículos - Concessionária - Rua Teófilo David Muzel, 649 - Centro
Escritório Político Deputado Ulisses Tassinari - Rua Pires Fleury 13 - Falar com Anita.

As doações devem ser levadas aos pontos indicados em horário comercial.

 

Em Itapetininga  um grupo de amigos também se uniu para fazer arrecadações. Os locais disponibilizados para a coleta de donativos são: Academia Moving, na Avenida Tenente Urias, n. 650; Academia Ultimati, na Avenida Tenente Urias, 403;  e Ub Estética, na Avenida Professor Francisco Valio, n. 1565.

 

Já em Itaí, as doações podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica na Avenida Santo Antônio, n. 741. O telefone é o (14) 3761-3557.

 

Moradores de Sorocaba também ficaram comovidos com a tragédia em Taquarituba e resolveram se reunir para receber doações para ajuda às vítimas do tornado. De acordo com os organizadores da campanha na cidade, a intenção é arrecadar tudo o que for possível, de alimento até colchão. Os interessados em ajudar devem comparecer na Rua Santiago, n. 145, no Jardim América. O telefone é (15) 8734-8405.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também