?Nova Regra das Notícias?: encolhimento de grupos midiáticos, mas com oportunidades

2108 Jornal O Avaré 24/12/2013 01:01:50

 

“Nova Regra das Notícias”: encolhimento de grupos midiáticos, mas com oportunidades

Leia Mais:
A era do cidadão jornalista chegou?
5 recomendações para os comunicadores na era digital

 

 

Ao mesmo tempo, a busca de receitas está levando os proprietários a tomar decisões difíceis. Se os entrevistados para o nosso estudo estiverem corretos, haverá uma equipe de jornalistas menor em tempo integral em 2014 do que havia este ano. A consolidação do setor – assim como sua descontinuidade – vai continuar. Um em cada três participantes do nosso estudo concorda que o número global de veículos será reduzido. Como resultado, haverá menos oportunidades para a cobertura e uma maior concorrência pelo espaço nos títulos que permanecerem. Esta situação beneficiará os ‘termômetros do setor’, mas marcas com um perfil menor terão que trabalhar mais.

 

 

Existem pontos brilhantes. Se as estratégias móveis derem lucro, o resultado poder ser grandes mudanças na forma como os meios de comunicação informam a notícia. Publicações em tempo real poderiam tornar-se mais comuns e, de fato, até mesmo vislumbramos o surgimento de “ciclos” de notícias em transmissão de rádio e redações de TV. Publicações móveis podem também acelerar novas formas de jornalismo 'interativo', onde os usuários encontram o seu próprio caminho através da história apresentada.

 

 

Uma tendência emergente não abordada neste estudo é "jornalismo de dados" - a convergência de análise e comunicação de dados, que foi acelerada pela publicação em vários países de grandes quantidades de dados governamentais. O jornal inglês The Guardian’s Data Blog é provavelmente o melhor exemplo desta nova disciplina, que pretendemos explorar em estudo do próximo ano.

 

 

A “Nova Regra das Notícias” traz consigo desafios na forma de um grupo de mídia que encolhe e reduz seus recursos editoriais - mas também traz oportunidades reais. Oportunidades para manter diálogos permanentes com os jornalistas através das mídias sociais, oportunidades para criar novos tipos de ativos de conteúdo adequado para audiências em movimento.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também