PREFEITURA SE MOBILIZA PARA CONTER ESTRAGOS DAS CHUVAS

1707 Jornal O Avaré 18/01/2016 10:02:17

Mau tempo provocou estragos na cidade e na zona rural
As chuvas intensas que caíram em Avaré desde o mês de novembro têm causado transtornos no cronograma de manutenção realizado pela Prefeitura. Serviços como Tapa-Buracos a limpeza de terrenos, praças, vias públicas tem sido afetados e danos já são contabilizados tanto na zona urbana como em áreas rurais.
A recuperação dos pontos afetados é gradual porque a Prefeitura depende de, pelo menos, dois dias sem chuvas, para executar reparos na malha viária. A empresa fornecedora da massa asfáltica não entrega o produto em dias de chuva. Por esta razão, a Operação Tapa-Buracos está sendo realizada apenas nas condições de normalidade climática.
Dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) mostram que a média histórica de chuvas para o mês de janeiro é de 213,1mm. Até o dia 13 deste mês, este índice já ultrapassou os 220mm.
Para garantir agilidade no atendimento aos 120 bairros de Avaré, a Secretaria Municipal de Serviços voltou esta semana a atender no expediente normal, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A rápida estiagem do início do ano possibilitou que a Prefeitura promovesse correções na Rua Oswaldo Brito Benedetti, na Brabância, no acesso de entrada à cidade pelo Lago Bertha Bannwart, assim como em trechos da Avenida Governador Mário Covas.
As erosões existentes na Rua Roldão Euphrásio Leal, no Alto da Boa Vista, no Jardim Europa II e do Residencial Avaré I aumentaram consideravelmente. A Prefeitura solucionará o problema com um processo emergencial de contratação a fim de evitar maiores transtornos aos moradores do entorno.
Na Rodovia João Mellão (SP-255), no trecho onde existe a canalização do Ribeirão Lageado, houve desbarrancamento de um trecho do lado direito da pista (sentido Avaré-São Paulo), atingindo parte do acostamento. A CCR SPVias, concessionária que administra a rodovia, iniciou os reparos, mas como as chuvas não tem dado trégua, está fazendo a Operação Pare e Siga, orientando os motoristas que passam pelo trecho.
Em busca de uma parceria com a Sabesp, que em razão das condições pluviométricas, atrasa a sua operação tapa buracos para reparar os mais de 400 buracos de responsabilidade da empresa, o Governo Municipal fará uma ação coordenada no sentido de orientar os locais prioritários à firma terceirizada que executa este trabalho à companhia de água e esgoto.
COLABORE!
Para evitar o entupimento de bocas de lobo e mais danos em vias a Prefeitura pede aos moradores para não colocar lixo nos canteiros das avenidas e terrenos baldios. É medida essencial não depositar entulho e mobílias usadas em áreas públicas.
OUVIDORIA
Solicitações para retirada de materiais inservíveis devem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone: 14. 37112500.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também