?Saúde Mais Perto? atende a Barra Grande

1803 Jornal O Avaré 25/04/2014 07:51:01

Saúde Mais Perto” atende a Barra Grande

 

Com enfermeira na UBS, moradores não precisam se deslocar à cidade

 

Moradores do povoado de Barra Grande não precisam mais se deslocar a Avaré para coleta de exames laboratoriais, como o Papanicolau. O programa “Saúde Mais Perto” da Secretaria Municipal de Saúde instalou equipamentos e materiais para facilitar os serviços em vários pontos distantes da cidade: ESF Duílio Gambini, ESF Paraíso, UBS Jardim Brasil e também o da UBS da Barra Grande.

Mãe de quatro filhos, Vera Lúcia Silva da Conceição perdia o dia todo quando seus familiares precisavam fazer exames de saúde. “Eu pegava o ônibus das 8h e só conseguia retornar às 18h”, relatou ao contar que agora leva os filhos para toma vacina no posto do bairro.

 

Atendimento feminino

Para fazer o exame Papanicolau, basta que as mulheres agendem na UBS. A enfermeira Inélia Ribeiro assiste diariamente os moradores. A coleta para exames laboratoriais é feita às segundas-feiras pela manhã por conta da necessidade de urgência no encaminhamento ao laboratório.

 

Inélia também formou um grupo de gestantes. São dez futuras mamães que recebem orientações durante o período da gravidez. Reuniões ocorrem com o grupo periodicamente para esclarecimento de dúvidas e a interatividade das gestantes proporciona uma gestação mais tranquila. A enfermeira faz visitas rotineiras nas casas das gestantes para acompanhamento.

 

Dois médicos, um clínico geral e um pediatra dão consultas semanais na unidade. Os procedimentos de enfermagem, exames, consultas, inalações, pressão arterial, glicemia e curativos somam mais de 300 ao mês.

 

A chegada da enfermeira aumentou consideravelmente a frequência na UBS, pois a proximidade da profissional permite aos moradores de Barra Grande esclarecerem questões de saúde. Outras informações pelo telefone 3733-6677.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também