Um show de genética e versatilidade

3426 Jornal O Avaré 20/02/2014 06:23:53

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um show de genética e versatilidade

 

Competições de Equitação de Trabalho, Adestramento e Atrelagem; concursos de morfologia e apresentações especiais fazem parte das atrações do II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, dias 21 e 22 de fevereiro, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, durante a Expo Nelore Avaré (SP)

 

Promover o cavalo Puro Sangue Lusitano junto a um público diferenciado e formador de opinião, e mostrar a funcionalidade da raça, em especial como animal de lida no campo, motivou a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) a retornar a Avaré, no interior paulista, para promover o II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré.

 

 

O evento, que acontece durante a Expo Nelore Avaré, uma das mais importantes feiras pecuárias do País, abre o calendário 2014 da ABPSL. O Festival terá dois dias de intensa programação, com concursos de morfologia entre os animais jovens da raça e provas funcionais, abertas a todas as raças, como a Copa ABPSL de Adestramento, e a largada do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho, do Campeonato Brasileiro de Atrelagem (Maneabilidade) da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e do Derby da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).

 

Animais modelos

O concurso de morfologia, exclusivo do cavalo Lusitano, acontece na II Breeders´s Cup, competição entre os principais criadores da raça e atração do sábado, dia 22, às 16h00, na pista central.

 

Momento dos mais aguardado pelos criadores é hora em que os animais, agrupados por sexo e categoria de idade, passam pelo crivo dos juízes que analisam cada detalhe do animal e o pontuam, tendo como referência o modelo ideal da raça.

 

No II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, quem entra em pista são os animais da nova geração. Os registrados com nomes que começam com a letra “I” têm um ano de idade, os da geração “H” dois anos e os da geração “G” três anos. A ABPSL estará distribuindo uma premiação de R$ 12.000,00 divididos entre os seis criatórios primeiros colocados. Antecipando a Breeder´s Cup, a ABPSL promove no mesmo local, às 14h00, a primeira aprovação de garanhões da temporada.

 

Um show de versatilidade

 

Mostrar as qualidades funcionais do cavalo Lusitano levou a ABPSL a programar competições em três diferentes modalidades. As provas, no entanto, são abertas a animais de todas as raças. Estarão em disputa provas de Adestramento, Atrelagem e Equitação de Trabalho.

 

O show de versatilidade do II FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE AVARÉ começa na sexta-feira, 21, às 13h00, na pista 3, com a Copa de Adestramento, modalidade olímpica e o mais clássico dos esportes hípicos.

 

Equitação de Trabalho, esporte introduzido no País pelo cavalo Lusitano, dá a largada do Campeonato Brasileiro ABPSL 2014 também na sexta-feira, às 19h00, com a prova de Ensino, na pista central. 

 

As atrações do sábado, 22, começam com a Equitação de Trabalho que promove a prova da Maneabilidade às 10h00, na pista central. Às 10h30, a pista de grama recebe o Campeonato Brasileiro de Atrelagem da CBH com a primeira etapa da Maneabilidade. Às 15h00 a Atrelagem retorna às pistas com a prova Derby da Abrat.  As duas competições reúnem raças e “carros” (carruagens, troles etc) em disputas com um cavalo (single) dois (parelha) e quatro animais (quadra).

 

Duas atrações estão reservadas para a noite, fechando o II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré. Às 19h00 serão realizadas apresentações especiais, e às 20h00 a prova de Velocidade da Equitação de Trabalho define os campeões individuais das categorias Sub-16, Proprietário/Amador, Intermediária e Principal, além do pódio por equipe da I Etapa do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho.

 

II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré é aberto ao público e tem organização da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

 

**

PROGRAMAÇÃO DO II FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE AVARÉ

 

18 e 19 de Fevereiro

Entrada de animais

 

21 de fevereiro – Sexta Feira

13h00 – Copa de Adestramento ABPSL – Pista 3

19h00 – Prova de Ensino da Equitação de Trabalho – Pista Central

 

22 de Fevereiro - Sábado

10h00 – Prova de Maneabilidade da Equitação de Trabalho – Pista Central

10h30 - Prova de Atrelagem (Maneabilidade) – Pista de grama enfrente a pista coberta

14h00 – Aprovação de Garanhão – Pista Central

15h00 – Prova de Atrelagem (Derby) - Pista de grama enfrente a pista coberta

16h00 - Breeders Cup (Geração G/H/I) – Pista Central

19h00 – Apresentações Especiais – Pista Central

20h00 – Prova de Velocidade – Pista Central

 

**

 

Informações para Imprensa:

Rute Araújo

11 – 9 9131-4712

11 – 5666-8524

ruthe.araujo@uol.com.br

 

**

Fotos/legendas/créditos

 

Breeder´s Cup: o concurso de morfologia que reúne animais jovens de três gerações do cavalo Puro Sangue Lusitano (Foto: Ney Messi)

 

Equitação de Trabalho: em Avaré começa o Campeonato Brasileiro da ABPSL que é válido como seletiva para o Campeonato Mundial (Foto: Ney Messi)

 

Adestramento: a mais clássica das modalidades do hipismo também marca presença em Avaré (Foto: Terri Miller)

 

Atrelagem: o charme e a tradição das carruagens e troles conduzidos por animais de diversas raças são atração no sábado, 22/2, em Avaré (Foto: Ney Messi)

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também