"UNESP" ESTIMULANDO HÁBITOS DE VIDAS SAUDÁVEIS

2672 Jornal O Avaré 22/08/2013 00:10:00

 

 

 

 


Movimento para a Saúde estimula hábitos de vida saudáveis

 

 

Teve início nesta quarta-feira, 21 de agosto, no câmpus da Unesp em Botucatu, mais uma edição do “Movimento para a Saúde”, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão. No câmpus de Rubião Júnior, a abertura aconteceu às 8 horas, com a participação de dirigentes da Faculdade de Medicina (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Instituto de Biociências (IBB).

 

 

O objetivo do evento é fornecer à comunidade interna e externa informações referentes a hábitos saudáveis e riscos para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e uso abusivo de álcool e outras drogas. Também busca promover a integração entre servidores e alunos da Administração Geral do Campus Botucatu e das faculdades instaladas no câmpus de Rubião Júnior.

 

 

José Carlos Peraçoli, vice-diretor no exercício da Direção da FMB, destacou que as atividades de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas servem para que a comunidade universitária, em especial os mais sedentários, reflita sobre a importância de cuidar da saúde. “Principalmente aqueles que trabalham em funções nas quais permanecem muito tempo sentado em frente ao computador, devem se preocupar em praticar algum esporte ou atividade física”, salientou.

 

 

Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ, lembrou que a saúde está diretamente relacionada à alimentação e à prática esportiva. No entanto, ponderou que o excesso de velocidade no trânsito – e consequentemente os acidentes -  também pode ser um grande problema para a saúde. “Esse é um dia para refletir sobre tudo que faz mal à saúde, como alcoolismo, tabagismo...temos que pensar em nosso estilo de vida, pois ele terá grande reflexo em nosso futuro”, afirmou.

 

 

Wilson de Mello Júnior, vice-diretor do IBB, comentou que as atividades que estão sendo desenvolvidas no programa devem contagiar as outras pessoas. “Temos que pensar em nossa saúde física e mental”, colocou.

 

 

Logo após a abertura, todos foram convidados a participar de uma sessão de alongamento, coordenada pelo professor de educação física Waldomiro Rapello Filho. Em seguida, todos saborearam um “café sem bobagens”, com muitas frutas e sucos naturais.

 

 

Para conscientizar as pessoas sobre os riscos do excesso de velocidade no trânsito, os organizadores do “Movimento para a Saúde” conseguiram dois automóveis batidos que estão expostos na rotatória de acesso ao câmpus da Unesp em Rubião Júnior. A ação tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os riscos aos quais eles estão expostos ao dirigir após consumir bebida alcoólica.

 

 

Outras ações – Também está programada a coleta de dados referentes à saúde da comunidade unespiana com base na aferição da pressão arterial, calculo do Índice de Massa Corporal e o consumo de álcool e drogas, entre os profissionais e alunos. Os dados possibilitarão o desenvolvimento de futuros programas específicos para prevenção de doenças, manutenção da saúde e qualidade de vida.

 

 

Também serão realizadas por meio de atividades lúdicas e saborosas, ações que forneçam informações sobre a prevenção de doenças, estimulem hábitos para uma vida saudável e, principalmente, a integração entre as unidades que atuam no câmpus de Rubião Junior. 

 

 

Em parceria com a Associação dos Servidores da Unesp (ASU) serão realizadas provas de corrida e caminhada no câmpus, nas modalidades infantil, feminino, masculino e para atletas portadores de necessidades especiais, cadeirantes e deficientes visuais.

 

 

Confira a programação abaixo:

Dia 25 de agosto de 2013 - Ação Esportiva - Prova de Pedestre e Caminhada da ASU Local:- câmpus de Rubião Junior – 9 horas – com premiação, sorteio de brindes. No local, após a prova, os participantes receberão orientações e cuidados de fisioterapeutas do programa de Aprimoramento Profissional da  Fundap – Faculdade de Medicina /Hospital das Clinicas de Botucatu, além de orientações de outros parceiros. 

O evento tem o apoio de:              

 

 

ABHA – Associação Botucatuense de Hipertensão Arterial; Associação dos Servidores da Unesp; Guarda Municipal; Hospital das Clinicas de Botucatu; Mercado do Bairro; Sabesp – Regional Botucatu; Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu e Região; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Trânsito e Tiro de Guerra/ Botucatu. 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também