A criação do Plano Diretor é uma exigência para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes

1537 Jornal O Avaré 16/12/2014 12:22:16

MARCOS B. RUTIGLIANO
 
A criação do Plano Diretor é uma exigência legal para todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes. Grande parte desses municípios, inclusive o de Avaré relutaram ao máximo para a sua efetivação. Como a implantação do Plano Diretor cria uma ordenação física e organizacional de abrangência atual e futura, criando regras a serem seguidas pelos poderes executivos e legislativos, ele sempre encontrou resistência para a sua execução.
 
Em Avaré, houve algumas tentativas para a sua elaboração, mas como tinham mais viés politico do que técnico foram fadados a rejeição . Em razão do descaso como era tratado esse assunto, o Ministério Público viu por bem acionar os poderes municipais para implanta-lo com certa urgência. Deliberou-se então que a instância mais adequada para a sua elaboração seria a AREA, e assim foi decidido. Para a felicidade de Avaré, a AREA tinha e tem em seu quadro uma pessoa com profundo conhecimento deste assunto, com uma grande dose de liderança, e principalmente um inabalável senso cívico. Sob sua liderança, e jamais sob sua imposição, formou-se um grande grupo de cidadãos e cidadãs, voltadas para os interesses da cidade, que se reuniam semanalmente durante um grande período, buscando a elaboração mais abrangente e técnica para apresentá-lo à Prefeitura e à Câmara.
 
Aprovado o Plano Diretor pela Câmara, em seguida formou-se o conselho do mesmo, que por um ato de justiça o elegeu presidente. Sua luta foi ainda maior quando efetivamente o Plano Diretor entrou em funcionamento, pois era preciso dar transparência a todas as ações aprovadas em assembleias. Como foi dito acima ele teve a sorte de contar com o apoio de abnegados colaboradores e que até hoje continuam firmes na defesa dos interesses de Avaré. Ele teve, e o Zanella ainda tem a Silmara como sua escudeira mor.
 
Na adequação dos conselhos setoriais ele estava sempre presente, para assim dirimir algumas dúvidas. Tenho certeza de que em alguns anos o seu nome será lembrado como um dos grandes benfeitores de nossa Cidade. Obrigado Marcos, e continue a prestigiar esse nosso conselho com suas sábias observações.
 
J BARRETO

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também