A importância de envolver seu filho na compra do material escolar em meio à crise

3212 Jornal O Avaré 23/01/2016 07:40:26

ASSUNTO

Hora de comprar o material escolar. Entretanto, a crise financeira está aí, e essa é uma ótima oportunidade para ajudar nossas crianças a tirar alguma lição positiva desse momento. Geralmente, os pais veem como melhor opção deixar os filhos em casa, para que possam garantir um gasto menor na compra do material escolar.

O projeto Socorro, meu filho não estuda sugere, no entanto, uma atitude diferente, já que, envolver seu filho nesse desafio, desde o conhecimento do quanto a família tem disponível para gastar até a pesquisa de preços e compra do material você o ajuda com os vários benefícios.

 

DICAS

Dicas para envolver os filhos na compra do material escolar e apresentar os benefícios da ação:

  • Melhora da auto estima – ao sentir que você confia na capacidade de compreensão e participação de seu filho em todo o processo, ele cria uma imagem melhor de si próprio e se prepara para desafios de aprendizagem que enfrentará durante o ano letivo; 
  • Senso de responsabilidade – ao ter que escolher entre modelos de mochila, caderno ou canetas disponíveis, considerando primeiro se estão dentro do orçamento, a criança ou adolescente assume a responsabilidade por cuidar melhor do material. A forma como o material será utilizado e preservado, assim como a relação com questões financeiras apresentam melhora e a criança amadurece.  
  • Incentivo à criatividade – essa é uma excelente oportunidade para deixar que a imaginação entre em ação. Proponha um orçamento e deixe que seu filho quebre a cabeça para otimizar o que tem disponível. Por exemplo, ao reciclar materiais do ano anterior, ele abre possibilidade para menor restrição de preço na escolha de menos material a ser comprado. Algumas possibilidades para reaproveitar material são encapar com papel diferente cadernos que ainda possuem folhas a serem utilizadas, trocar com amigos ou primos as mochilas, de forma que cada um comece o ano letivo com uma bolsa diferente, apontar e organizar lápis de cor pouco utilizados etc. 
  • Enriquecimento da memória de longo prazo, ao estar focado, apesar de todo tumulto das papelarias, na seleção e compra do material dentro dos limites combinados anteriormente. Para que a experiência seja ainda mais impactante, vale deixar que ele passe o material no caixa e efetue o pagamento também.

 

ENCAMINHAMENTO

- Conversar com Roberta e Taís Bento, fundadoras do projeto educacional Socorro! Meu Filho não estuda. Método que alia pedagogia e neurociência para ajudar os estudos dos filhos;

- Entrevista com famílias que adotaram essa ideia;

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também