A VOZ DA REPRESA - Ed. 28.03

8283 Jornal O Avaré 30/03/2015 08:22:02

A VOZ DA REPRESA                                                       A Voz do Vale

Costa Azul                                                                                  ed. 28/03/2015

                 & Adjacência                                                                                              

 

“A crítica ou o elogio de cara nova”

 

por: Carlos “Cam” Dantas

e-mail: avozdarepresacam@gmail.com

# MP solicitou a interdição da “Casa de Repouso” no Costa Azul. Segunda consta, a denúncia (anônima) foi de maus tratos e dirigida diretamente ao Ministério Público Estadual. Só assim a unidade avareense da VISA foi obrigada a fiscalizar e constatar a veracidade dos fatos envolvendo a “Casa de Repouso Avaré” sob a direção da enfermeira Pedrina Paulina Teruel (ou será Silvana Teruel?), que funcionava de forma precária no Balneário Costa Azul, nas antigas dependências da Pousada “Souza Dantas”, e desta forma o seu fechamento foi inevitável. Conforme se especula, as cenas de maus tratos ocorreram, principalmente, devido às reclamações em altos brados, choros e gritos dos assistidos que, madrugada adentro não conseguiam dormir devido o volume do som vindo da lanchonete nas proximidades com música ao vivo, consequentemente também não deixavam os funcionários dormirem, que assim, em represália, partiam para as retaliações, de acordo com a fonte, através de ameaças, amarras, xingamentos, ofensas pessoais e até agressões físicas. Um absurdo!

A “Casa de Repouso” tinha sob seus cuidados 30 Idosos e outras causas constatadas pelos fiscais da Vigilância Sanitaria foram a má alimentação oferecida e falta de higiene no local.

# “Empresa” pode reabrir as portas com outra Razão Social - I. O comentário é geral e torna público uma prática, estabelecida em local impróprio, como sendo “continuidade de ramo de atividade específica” para burlar os órgãos fiscalizadores (pelo menos tem gente interessada já rondando a área). Se o nome fantasia for “Casa de Repouso Irmã Pedrina”, ou “Irmã Paulina”, ou “Deus Acolhe a Todos”, ou “Creche para Idoso Senhora Santana”, (Huumm!!) que por algum motivo obteve “sinal verde” para iniciar a prestação de Serviço do Conselho Municipal do Idoso - CMI do município de Avaré recentemente, não importa, mas sim que o problema verificado possa vir ocorrer novamente. Senão vejamos:

– Na edição de 07/12/2013 apontamos a incoerência da instalação da “Casa de Repouso” naquele espaço, bem ao lado do Camping Municipal e nas proximidades de bares e lanchonetes, teoricamente recintos de alto grau de incomodidade devido ao som e aglomeração de pessoas, já que a proposta da Casa era a de oferecer tratamento e o devido (necessário) repouso aos idosos assistidos.

– Outro ponto destacado na ocasião: A “Casa de Repouso” se furtou de cumprir a Lei 1.777 de 12/05/2009, de autoria do vereador Julio César Theodoro que dispõe sobre a instalação de sistemas de aquecimento d’água por energia solar nas edificações do município de Avaré, conforme Item IV ao artigo 2º, eis que, com a completa reforma realizada no prédio visando sua adequação ao novo ramo de atividade; de “pousada” para “Casa de Repouso de Idosos”; pode-se considerar o empreendimento como sendo uma nova edificação, portanto passível de seu enquadramento junto à citada Lei.

# “Empresa” pode reabrir as portas com outra Razão Social - II. Por certo o Órgão Municipal competente não irá cometer o lapso novamente de emitir o alvará de funcionamento nas condições que o prédio se apresenta. Dentre os muitos pontos questionáveis podemos citar a exigência legal onde consta que este tipo de atividade (hospedaria com mais de 10 apartamentos que podem abrigar 40/50 pessoas por tempo indeterminado) precisa ser dotado – quanto ao sistema de coleta, afastamento, tratamento e disposição final do esgoto no caso específico – de, no mínimo, um conjunto para cada dois apartamentos (portanto 05 unidades) composto de Decanto Digestor Cilíndrico de Câmara Única, Filtro Anaeróbico Cilíndrico e Sumidouro para que não haja nenhum tipo de poluição ao meio ambiente. Sem falar em outras exigências determinadas pelo Plano Diretor Participativo de Avaré para empreendimentos desta natureza. (Bem! Em se tratando de Plano Diretor isso não está valendo lá muita coisa ultimamente, depois das ilegalidades constatadas pela CPI instaurada pela Câmara Municipal, temos que reconhecer).

A verdade é uma só: aqui no Costa Azul não precisamos de “Casa de Repouso” que oferece um duvidoso atendimento em troca do valor da aposentadoria do(a) “velhinho(a)”, nem de “Clínica para Drogados”, de triste memória. Precisamos sim, partindo da iniciativa privada, de pousada, de restaurante, de supermercado, de lojas, e demais segmentos, para atender com eficácia, profissionalismo e preço justo os turistas e visitantes; e do Poder Público, de Posto de Saúde digno, de Creche, de Ginásio de Esportes, de Base da Polícia Militar, de local apropriado para atividades culturais, entre tantas outras necessidades prementes, de direito da população que aqui reside.

# Secretaria divulga horários e locais da coleta do lixo na Região da Represa. O problema vem de longa data. Haja requerimentos de vereador atendendo reclamos da população; na Orla da Represa de Jurumirim não é diferente. A inconstância na coleta deixa os moradores desta região “ouriçados”, inconformados com o descaso municipal, pois além de tudo, a cachorrada vadia que é em grande número por aqui (alô Associação de Proteção Animal - Amor de Quatro Patas) contribui para a sujeira do bairro ao “fazer a festa” em sacos de lixos amontoados nas esquinas por dias seguidos (tambor de lixo, é artigo de luxo). Doravante esse quadro caótico pode mudar. Se não resolve por inteiro, pelo menos ameniza o problema, já que a Secretaria de Obras, responsável pelo setor, divulgou o calendário visando disciplinar o serviço. Contudo, a população residente também precisa colaborar, não só colocando o lixo domiciliar na rua somente na tarde/noite anterior à coleta, como ainda orientando o vizinho (turista) quanto a programação. A área da Represa foi incluída no setor 10, assim distribuído: Costa Azul (2ª, 5ª e sábado), Condomínio Solar Iris Beach (2ª, 5ª e sábado), Camping (2ª, 5ª e sábado), Acquaville Hotel (2ª, 5ª e sábado), Clube Náutico (4ª), Porto Bello (4ª), Porto Miramar (4ª), Toa Toa (6ª), São Marcos I (4ª), Pontão do Remanso (4ª e sábado), Hotéis Península e Berro D’Água (4ª e sábado), Posto Ilha Verde (4ª e sábado), Lagoa dos Cines (2ª e 5ª) e Pesqueiro Avaré (4ª e sábado). E o Ponta dos Cambarás? Será que está incluído no roteiro do Toa Toa? Não deveria ser o inverso? 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também