Advogado de Piraju é preso em ação do Gaeco contra grupo que extorquia empresários investigados

14128 Jornal O Avaré 06/12/2017 05:16:17

Um advogado de Piraju (SP) que trabalhava como consultor jurídico na prefeitura de Avaré (SP) foi preso nesta terça-feira (5) durante uma ação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Piracicaba (SP). Marcelo Gurjão Silveira Aith é suspeito de praticar extorsão, corrupção passiva e concussão, que é o crime de conseguir vantagem indevida.
 
 
A operação, nomeada de Fumaça, ocorreu nas cidades de Piraju (SP), Avaré (SP), Rio Claro (SP), Piracicaba, Itu (SP), e São Paulo, e teve como objetivo combater uma quadrilha de extorsão de empresários investigados criminalmente.
 
 
Durante a ação, o Gaeco cumpriu um mandado de prisão preventiva na casa de Marcelo e apreendeu sua caminhonete.
 
 
Além disso, também foi cumprida uma ordem judicial na prefeitura de Avaré, onde Marcelo era consultor jurídico. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, um promotor de Justiça esteve na sala em que ele trabalhava, mas nada foi apreendido.
 
 
Marcelo Aith vai ser levado para a cadeia de Rio Claro, onde ficará à disposição da Justiça. A reportagem da TV TEM ligou no escritório de advocacia onde ele trabalha, mas não conseguiu contato com ninguém.
 
 
Em nota, a prefeitura de Avaré disse que o consultor jurídico foi exonerado da função nesta terça-feira (5) e que a vistoria do MP na sala em que ele trabalhava não tem qualquer relação com a atividade pública que Marcelo desenvolvia no Executivo. Reforçou também que a atual gestão não está sendo investigada pelo MP.
 
 
Operação
 
 
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva contra advogados, empresários e executivos, três mandados de condução coercitiva, sendo dois contra agentes públicos e 11 de busca e apreensão, segundo o MP.
 
 
Um dos mandados de prisão foi cumprido em Piracicaba e houve uma condução coercitiva em Rio Claro. De acordo com o MP, a organização identificava empresários que eram investigados criminalmente e prometia intervir na Justiça para resolver as pendências.
 
 
"O grupo prometia que iria interceder junto a autoridades públicas do sistema de Justiça penal para resolver as pendências criminais de suas vítimas e forjava mandados de prisão e notícias sobre operações do Gaeco contra suas vítimas prometendo que as ordens de prisão e operações seriam suspensas caso os valores exigidos fossem pagos", informou, por nota, o MP.
 
 
Os envolvidos são investigados por extorsão, corrupção passiva e concussão. A operação teve o apoio da Polícia Militar, da Corregedoria da Polícia Civil, e da Receita Federal.
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também