ÁGUA ? LUZ - ALIMENTO

1655 Jornal O Avaré 03/02/2015 10:16:19

Este é o terceiro texto em que faço uma analise sobre a água, pois tenho uma visão sobre este assunto oposta aos burocratas, não necessariamente oposta aos técnicos. Hoje para se construir um açude o proprietário rural enfrenta uma burocracia infernal que o induz a desistir de tal intento. Creio que se a Agência nacional das águas, o Ministério da agricultura, e o Ministério do meio ambiente se unissem na busca, não digo da solução, de uma politica que amenizasse a futura escassez de água, e consequentemente a falta de energia, com certeza o foco principal seria a construção de milhares e até milhões de pequenas, médias, e grandes barragens.

Sei que um dos principais argumentos dos ambientalistas e dos ecologistas é a supressão da mata ciliar, e isto é um fato incontestável, porém com tecnologia e bom senso, pode-se criar novas A.P.P. no entorno das barragens. Se cada propriedade rural dispusesse de um número de barragens que fosse além de suas demandas, contribuiria com o conjunto das outras barragens, e assim teríamos um estoque hídrico suficiente para enfrentar as variações climáticas, pois elas são imprevisíveis. Hoje a falta de abastecimento urbano já esta sendo o assunto primordial da mídia, suplantando até mesmo o petróleo. Embora este fato seja o mais premente neste momento, não podemos esquecer que toda e qualquer atividade agrícola também não sobrevive sem água, e sem alimento o homem se torna em um animal em busca da sobrevivência, e a lei da sobrevivência anula a lei civil, e até a lei Divina.

Aquele pequeno chacareiro que faz parte dos produtores familiar e pequenos proprietários é que abastecem os sacolões, os supermercados e toda a rede de distribuição que abastece toda a população brasileira com os alimentos do dia a dia também são dependentes da água. Agora pergunto, por que os órgãos governamentais em vez de dificultar, não buscam incentivar com tecnologia e até mesmo com incentivos financeiros para que cada produtor tenha seu próprio reservatório, para se proteger, e assim proteger toda a população consumidora? Espero que esta crise faça com que os burocratas e os eco ignorantes saiam de seus gabinetes e vão o campo conhecer a realidade atual e prever a futura, que poderá levar a uma convulsão nacional. Saibam estes falsos tecnocratas que a irrigação agrícola é uma necessidade insubstituível, e que em nada afeta a natureza, muito pelo contrario, ela é contribuinte, pois ao penetrar no solo parte dela vai abastecer os aquíferos, outra parte primordial é capitada pelas raízes que absorvem os nutrientes que alimentam a plantação, e que pela transpiração foliar ameniza o ambiente e colabora com a formação de nuvens, portanto a irrigação não é degradante. Sem irrigação não haverá agricultura capaz de alimentar a humanidade, e sem a proliferação de barragens não haverá agua suficiente para a irrigação.

Com esta politica também poderiam ser instaladas milhares de pequenas usinas hidrelétricas, que hoje contam com novas tecnologias, que usando menos água produzem mais energia, e que se conectando em rede poderiam suprir grande parte da demanda nacional.

 

J.Barreto

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também