Alckmin promete aumento para professores, mas não diz quantia

1975 Jornal O Avaré 18/05/2015 10:04:02

Governador de SP comentou o assunto em visita a Taguaí (SP).
Durante discurso, 20 professores em greve protestaram.

 

 

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, prometeu um aumento salarial para os professores estaduais, porém não falou sobre o percentual – a categoria reivindica 75,33% de aumento. Ele comentou sobre o assunto neste sábado (16) durante visita a Taguaí (SP) para anunciar sobre investimentos. “Vai ter reajuste, vamos suar a camisa e fazer o máximo que pudermos, porque os professores merecem”, afirmou o governador.

A promessa vai de acordo com a proposta da Secretaria de Educação feita aos professores, de uma "política salarial pelos próximos quatro anos com data base em 1º de julho". A pasta também não deu números nem detalhes de qual seria a proposta de reajuste para o dissídio.

Aproximadamente 20 professores estaduais, que estão em greve, protestaram durante o discurso. Desde 13 de março, a categoria reivindica aumento para equiparação salarial com as demais com formação de nível superior, além de melhorias nas condições de trabalho. A garantia de direitos para docentes temporários também está entre as demandas dos grevistas. Desde a data inicial, ocorreram nove assembleias que aprovaram a continuidade da paralisação.

A Secretaria da Educação propôs também acabar com os intervalos contratuais dentro um período de três anos – após esse intervalo, serão 180 dias de espera para uma nova atuação. Atualmente, os professores temporários precisam ficar cerca de um ano fora da rede após um ano de trabalho.

A pasta também propôs ampliar, a partir do ano que vem, o número de professores-coordenadores para todas as 5 mil escolas estaduais e criar uma comissão para receber as informações da Apeoesp sobre eventuais escolas que estariam descumprindo o módulo de aluno por sala de aula.

Outro lado
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado disse lamentar que uma das seis entidades que representam o magistério tenha decidido "manter uma greve isolada, que objetiva promover seu calendário de mobilizações políticas e nitidamente contaminada por interesses incompatíveis com o momento econômico atual".

Segundo a pasta, a manutenção da paralisação se dá mesmo após a secretaria ter apresentado cinco propostas em benefício dos professores e garantido a manutenção da política de reajuste salarial, com data-base em julho.

Ainda de acordo com a secretaria, os compromissos, que incluem ainda a extensão de benefícios como uma nova forma de contratação dos temporários e a inclusão destes docentes na rede de atendimento do Hospital do Servidor, foram reforçados e protocolados após a sétima reunião do ano realizada com a Apeoesp.

A nota informa ainda que os dados oficiais mostram que, na ponta, o índice de comparecimento dos professores está em 95%, endossando que a maioria segue comprometida com o direito inquestionável que os alunos têm de aprender.

Investimentos na cidade
Em Taguaí, Alckmin entregou a recuperação da estrada rural que liga o centro da cidade ao Distrito de Águas Virtuosas. O trecho tem quatro quilômetros e recebeu investimentos no valor total de R$ 860 mil.

Em seguida, o governador viajou até a cidade vizinha Tejupá (SP) onde entregou a reforma de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e inaugurou a Casa Abrigo, uma parceira da prefeitura com o estado que vai atender crianças em situação de risco.

Alckmin também comentou a demissão de 28 músicos do Conservatório de Tatuí (SP), o maior da América Latina, que é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura. “Fomos obrigados a fazer reajustes na atividade meio, mas mantivemos os professores, os bolsistas, sem prejudicar alunos.”

 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também