ALUNO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP PARTICIPOU DE CONGRESSO EM WASHINGTON

2011 Jornal O Avaré 07/06/2013 00:26:20

ALUNO DE MEDICINA DE BOTUCATU PARTICIPA DE ENCONTRO DE PEDIATRAS NOS ESTADOS UNIDOS

Um aluno do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participou, entre os dias 4 e 7 de maio, em Washington - EUA, do “Pediatric Academic Societies - Annual Meeting”, um encontro anual da Sociedade Americana de Pediatria. Derek Moreira, sob orientação do professor João Cesar Lyra, do Departamento de Pediatria da FMB, apresentou o trabalho “Efeitos da adição de SP-A ao surfactante porcino no tratamento da síndrome de aspiração de mecônio em coelhos recém-nascidos”. O projeto teve financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

O mecônio é uma substância rica em gordura presente no intestino de fetos em condições normais. Quando o feto é exposto a situações de hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue arterial) pode ocorrer eliminação de mecônio dentro do útero, devido ao aumento do peristaltismo e relaxamento do esfíncter anal. Nesses casos aumenta o risco do feto aspirar o líquido amniótico com o mecônio, resultando na chamada Síndrome de Aspiração Meconial (SAM). 

 

Uma das consequências da presença de mecônio na via aérea é a inibição do surfactante pulmonar, substância importante para manutenção da função pulmonar. A SAM pode causar insuficiência respiratória grave no recém-nascido (RN) e está associada a altas taxas de mortalidade. 

 "Antes e até um pouco depois de meu ingresso na Unesp, tinha uma visão muito limitada da pesquisa. Pra mim, médico e cientista eram profissões totalmente diferentes e distantes. Muitas pessoas me desencorajaram a buscar um projeto de iniciação logo no primeiro ano, como fiz. Mas creio que começar a participar de estudos clínicos e laboratoriais foi uma as melhores decisões que tomei durante minha graduação”, destaca Derek, que é aluno de iniciação científica.

 

Para o acadêmico, a experiência de ser reconhecido por um trabalho fora de seu país e ter pessoas de diversas nacionalidades fazendo perguntas e demonstrando interesse pelo seu conhecimento é uma experiência pela qual todo aluno de medicina deveria passar.

Em 2012, Derek apresentou parte dos resultados desse trabalho no Congresso de Iniciação Científica da Unesp, tendo ficado em primeiro lugar dentre os trabalhos da FMB. 

Laboratório de Pesquisa Experimental da Neonatologia

O Laboratório de Pesquisa Experimental da Neonatologia da FMB/Unesp, estruturado com apoio da Fapesp, tem como linha principal de pesquisa o estudo das doenças respiratórias do recém-nascido.  Entre outros estudos, estão sendo pesquisadas novas propostas de tratamento da SAM. Dentre elas o uso de surfactante exógeno enriquecido com proteína A (SP-A), que não é encontrada nos surfactantes comercialmente disponíveis.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também