Alunos de Pedagogia da Frea realizam Seminário sobre as ?Diversidades Culturais"

2154 Jornal O Avaré 14/07/2015 11:31:07

Os alunos do 1º termo de Pedagogia da Faculdade Regional e Educacional de Avaré – Frea realizaram um Seminário sobre as “Diversidades Culturais”.

 

O foco principal foi de abordar as regiões brasileiras e as diversidades culturais, ou seja, o nosso Folclore. “A importância desse estudo para a disciplina de Cultura e Sociedade se comprova pela fala de Marilena Chauí: “O folclore, refere-se à cultura que não pertence simplesmente ao povo, mas que é produzido por ele, porque o povo tem uma forma própria de sentir, de ver e interpretar o mundo que o cerca”.

 

O orientador do curso, Professor Marco Antonio Fernandes Junior destacou a dedicação dos alunos no evento. “Foi uma mega produção dos alunos para apresentação dos seminários. Essa turma promete muito e estão de parabéns pelo trabalho apresentado”, destacou.

 

NOITE EM LIBRAS – Os alunos do 3º termo de Artes e de Pedagogia da Frea realizaram ainda um evento voltado a apresentações em Libras. A iniciativa contou com a supervisão da professora Rosângela Araújo Ferreira, juntamente com grupos portadores de necessidades auditivas, que encantou a todos os presentes.

 

“Foram momentos especiais de interação e socialização de aprendizagem. Parabéns aos alunos pela superação e dedicação”, parabenizou a professora.

 

Durante o evento, os formandos destacaram que ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

 

ORIGEM - A Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas, só que ela não são universal. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.

 

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o japonês, Inglês etc.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também