Aneel aprova reajuste médio de 18,66% nas contas de luz da CEB

1845 Jornal O Avaré 25/08/2015 10:54:17

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25), o reajuste tarifário anual da CEB, com aumento médio de 18,66% nas contas de luz. Para alta tensão, como indústrias, a elevação será de 19,25%. Já para a baixa tensão, como residências e comércio, a alta será de 18,36%.

As novas tarifas entram em vigor na quarta-feira, 26, para as cerca de 1 milhão de unidades consumidoras atendidas pela companhia no Distrito Federal. A contas de luz da CEB já haviam sido elevadas em 24,1% no começo do ano, na Revisão Extraordinária concedida pela Aneel às distribuidoras de energia de todo o País.

A Aneel também aprovou o reajuste tarifário anual da Energisa Paraíba, com aumento médio de 10,79% nas contas de luz. Para alta tensão, como indústrias, a elevação será de 11,47%. Já para a baixa tensão, como residências e comércio, a alta será de 10,51%.

As novas tarifas da Energisa Paraíba entram em vigor no dia 28 de agosto para as cerca de 1,3 milhão de unidades consumidoras atendidas pela companhia. A contas de luz da Energisa Paraíba também já haviam sido elevadas em 3,8% no começo do ano, na Revisão Extraordinária concedida pela Aneel às distribuidoras.

Suspensão de reajuste

Também nesta terça-feira, a Aneel suspendeu o reajuste tarifário anual da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), devido à inadimplência da empresa com encargos setoriais. As novas tarifas entrariam em vigor no dia 28 de agosto para as cerca de 1,3 milhão de unidades consumidoras atendidas pela companhia.

Se a empresa quitar os valores devidos, o reajuste a ser aplicado não terá vigência retroativa. A contas de luz da Ceal já foram elevadas em 4,7% no começo do ano, na Revisão Extraordinária concedida pela Aneel às distribuidoras de energia de todo o País.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também