Apae reergue prédio destruído por tornado com apoio da comunidade

2825 Jornal O Avaré 04/05/2015 08:48:48

Taquarituba (SP) foi parciamente atingida pelo fenômeno há quase 2 anos.
Local tem curso de equoterapia para crianças com necessidades especiais.

 

 

 

A Apae de Taquarituba (SP) teve a ajuda da comunidade para reerguer o prédio que ficou destruído após o tornado que devastou parte da cidade em 2013. Agora, alunos têm aulas de equoterapia, esporte fundamental para a recuperação e desenvolvimento físico e mental de crianças com necessidades especiais físicas ou intelectuais.

O espaço foi inaugurado em abril deste ano, quase dois anos depois do desastre. Quando ainda estava em obras, o prédio da Apae foi atingido pelo tornado que devastou a cidade em 2013. A direção da entidade manteve o projeto desde então para reerguer o local. “O esforço de tantos anos valeu a pena”, afirmou Rosângela Maria da Silva, diretora administrativa. 

A fisioterapeuta Maria Paula Davantel diz que um dos benefícios da equoterapia é o melhoramento emocional. “Tem todo o aconchego, o carinho e aproximação do cavalo. Ele é um animal enorme, mas é dócil”, afirmou.  Além do aspecto psicológico, há ainda o desenvolvimento físico e melhorias de convívio com a família.

Os alunos caminham com o animal por um trajeto lúdico e interagem com o espaço, sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional. Eles direcionam a atividade de acordo com a necessidade e limitações de cada aluno. Aqueles que não montam, alimentam e escovam e guiam os animais. Até moda de viola eles curtem no local.

A Ana Clara, aluna que é autista, teve uma melhora significativa depois de frequentar o local. Os pais acompanham o projeto e contam que o trabalho ajudou a menina principalmente a se comunicar em casa. “Fazia muita diferença antes. Eu queria saber as necessidades dela e não conseguia saber. Agora, ela pode contar o que precisa e o que quer. Isso faz toda a diferença”, conta a mãe Adriana Melo.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também