Após 9 dias, estudantes de Avaré desocupam Instituto Federal

4021 Jornal O Avaré 04/11/2016 00:24:26

Os estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Avaré (SP), desocuparam o prédio no começo da tarde desta quinta-feira (3) após nove dias de ocupação. O ato começou no dia 25 de outubro e foi contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que pretende limitar os gastos públicos em 20 anos.
 
 
Segundo o aluno de agronegócio Luís Otávio da Costa, um dos representantes do grupo que ocupou o local, durante a manhã os alunos recolheram os colchões e objetos pessoais que estavam nas salas de aulas. Os laboratórios foram arrumados e o refeitório e o saguão principal foram limpos.
 
 
"Para nós foi muito gratificante, pois adquirimos uma união inexistente até o momento. A junção de cursos e turmas foi incrível. Pessoas que sempre se viam, mas nunca se falavam, hoje são amigos. Também pudemos ganhar um olhar mais sério dos outros companheiros que não participaram. Fizemos eles olharem para a política e fazê-los entender que ela é importante e nos afeta diretamente. Muitos foram pesquisar a PEC 241. Muitos que eram a favor da própria, agora são contra devido à conscientização que fizemos. Significou muito, pois conseguimos a atenção da população para esta luta pelo que estamos reivindicando", afirmou o estudante.
 
 
O diretor do IFSP Sebastião Cruz vistoriou todo o prédio e nenhum dano ao patrimônio foi constatado. A Polícia Militar também esteve no local, mas a liberação foi pacífica. De acordo com a direção, as atividades voltam ao normal nesta sexta-feira (4) e as aulas perdidas serão repostas ainda este ano.
 
 
 
Histórico
 
 
A decisão de ocupar o local aconteceu depois da realização de duas reuniões entre os alunos na segunda-feira (24). O diretor da unidade, Sebastião Cruz, informou para a produção da TV TEM que um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. O movimento foi acompanhado pela Polícia Militar desde que começou. No entanto, não houve nenhum registro de conflitos.
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também