Assistência Social orienta moradores em situação de rua

2267 Jornal O Avaré 13/11/2015 09:55:12

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) que  mantém convênio com o Conselho de Obras Sociais de Avaré (COSA) para a realização de serviço de abordagem de pessoas em situação de rua executou nas últimas semanas um trabalho de identificação de cidadãos alojados de maneira irregular na antiga estação ferroviária da Avenida Major Rangel.

 

Através de monitoramento semanal no local foram identificados: o casal A.S.S (45 anos) e C.R.C (43 anos) que residia em um cômodo fechado no local, M.S. (37 anos), natural de Paraguaçu Paulista; V.F.G. (34 anos), natural de Jaú; e RV (37 anos), natural de Piedade, que permanecem frequentemente no local.

 

Essas pessoas já haviam sido abordadas pelas ruas fazendo uso de álcool e drogas. Elas foram orientadas quando à ilegalidade da invasão e sobre os serviços disponibilizados para atendê-los. Alguns foram encaminhados para a Casa de Passagem, onde podem permanecer até 15 dias, porém, decidiram voltar às ruas, não acatando de forma positiva as orientações.

 

As equipes envolvidas deram continuidade às abordagens constantes com o objetivo de estabelecer um vínculo de confiança. Mesmo com todas as dificuldades encontradas, o que não permitiu ação imediata, o trabalho foi concluído com sucesso.

 

Após contatos com familiares e com a rede socioassistencial de Santo Antônio da Platina (PR), com o auxílio da Casa de Passagem e a Semads, concretizou-se o retorno de um dos moradores ao seu núcleo familiar, fato que desestimulou a permanência dos demais no local. Toda a ação da Semads teve o apoio da Secretaria de Serviços que fez a limpeza e retirada de entulho do local.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também