Aterro Sanitário de Avaré recebe nota 9,6 da Cetesb

5795 Jornal O Avaré 08/02/2014 01:25:57

Aterro Sanitário de Avaré recebe nota 9,6 da Cetesb

 

 

            A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) divulgou a pontuação dos aterros sanitários dos municípios do Estado. A Estância Turística de Avaré se destacou pela excelente pontuação com nota 9,6.

 

 

 

            O levantamento é feito com base nas informações coletadas em inspeções realizadas pelos técnicos da Cetesb, que durante suas visitas avaliam critérios como localização, operação e infraestrutura. A boa nota deve-se a uma série de projetos desenvolvidos pelo governo municipal. Atualmente, a equipe de coleta da Prefeitura recolhe diariamente 90 toneladas de lixo.

 

 

            A Cetesb desenvolveu um instrumento técnico chamado de Índice da Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR), o qual permite avaliar as condições gerais do sistema de destinação final final de resíduos sólidos urbanos, desde  a escolha do local até suas condições técnicas   operacionais.

 

 

 

O IQR avalia e pontua anualmente a disposição de resíduos sólidos domésticos no Estado de São Paulo. Avaré acabou de ter a sua nota divulgada com a medição realizada em outubro de 2013.

 

 

 

            Os requisitos utilizados pela Cetesb para se chegar à nota do índice são: capacidade de suporte do solo, distância de núcleos habitacionais, distância de corpos d’água, distância do lençol freático, permeabilidade do solo, disponibilidade de material para recobrimento, qualidade do material para recobrimento, condições  do sistema viário,  trânsito e acesso, isolamento visual da vizinhança e legalização da localização.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também