Atividades Parlamentares-Vereador Ernesto Albuquerque ? Sessão de 01.09.2014

3322 Jornal O Avaré 03/09/2014 08:49:53

Requerimentos

 

O Vereador Ernesto Albuquerque parabenizou o Grupo Pacaembu, estendendo aos parceiros Rigocred, Caixa Econômica Federal, Sincomerciários e Prefeitura Municipal de Avaré, pelo lançamento do empreendimento Residencial São Rogério II, realizado na quinta-feira passada, dia 28 de agosto. Justificou sua propositura pelo fato desse empreendimento oferecer a construção de 654 casas que proporcionarão às pessoas que não tem casa própria a possibilidade de morar em imóvel bem construído e em bairro com a necessária urbanização.

 

Parabenizou também a Secretaria Municipal de Cultura, nas pessoas do Secretário Gilson Câmara e do Sr. Carlos Alonso, pela realização do Sarau Caipira, evento que acontece todas as últimas quartas-feiras de cada mês divulgando a música sertaneja e os valores musicais da nossa terra.

 

 

Indicação

 

            O Vereador Ernesto Albuquerque fez indicação à Prefeitura para que denomine uma das ruas do futuro bairro Residencial São Rogério II, homenageando o Dr. Avelino Antonangelo Filho, avareense que foi médico do Hospital Oswaldo Cruz e das Clínicas-SP.

 

 

Palavra Livre

 

O Vereador Ernesto Albuquerque divulgou na Palavra Livre os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde referentes ao ano de 2013. A preocupação do Vereador foi detectar o número de casos de adolescentes grávidas. O número total de mulheres que fizeram pré-natal no CAISMA (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher de Avaré) foi 1.014 sendo 124 jovens na faixa etária de 12 a 17 anos correspondendo a 12,04% do total de grávidas.

 

 

A distribuição foi à seguinte:

 

Idade (anos)

Nº de Casos

Percentual

12

01

0,1

13

05

0,5

14

07

0,7

15

30

3,0

16

39

3,8

17

42

4,2

 
 

Essas informações são importantes para programar ações preventivas com relação à gravidez na adolescência.

 

 O Vereador Ernesto também comentou os resultados dos exames do pezinho feitos no ano de 2013. Do total de 1223 exames realizados, 4,01% apresentaram alterações assim distribuídos: 33 casos de traço falciforme, 3 de Anemia Falciforme, 7 de traço talassêmico, 2 exames de TSH (Tireóide) alterados, 2 de Fenilcetonúria e 2 de Mucoviscídose.

 

Outro tema abordado foi à rejeição das contas do ano de 2010 do ex-prefeito Rogelio Barchetti, cuja votação será feita pela Câmara Municipal quando o processo integral for enviado pelo Tribunal de Contas do Estado.

 

O arquivamento pela Comissão de Ética de um processo protocolado pela Vereadora Bruna Silvestre contra o próprio Vereador Ernesto foi definitivamente arquivado, pois a Comissão entendeu que o Vereador apenas exerceu o seu papel fiscalizador ao participar de um grupo cujo objetivo era acompanhar o trabalho da empresa Hygia responsável pelo atendimento do Pronto Socorro.

 

O Vereador também comentou a importância de várias inaugurações feitas pelo Prefeito Poio Novaes no mês de setembro, aniversário da cidade, destacando as obras iniciadas na Avenida Dr. Antonio Silvio Cunha Bueno, no bairro Jardim Paraíso e planejamento da revitalização da Avenida Manoel Teixeira Sampaio, que dá acesso aos bairros Duílio Gambini, Presidencial entre outros.

 

Destacou também a entrega do Prêmio Milton Silva ao ex-prefeito Fernando Cruz Pimentel pela AREA assim como a seleção de três trabalhos do caricaturista Xavier que participará do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

 

No final da Palavra Livre, o Vereador Ernesto comentou a atuação da imprensa radiofônica e televisiva na cidade de Avaré destacando a importância do jornalismo na análise dos fatos locais.

 

 

Projeto

 

Na Ordem do dia foi aprovado o Projeto de autoria do Vereador Ernesto Albuquerque que cria o destaque dos requerimentos, proporcionando a oportunidade de análise e discussão por parte dos vereadores dos temas apresentados nessas proposituras, estimulando o debate na Câmara.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também