AVARÉ JÁ PODERIA ESTAR NO POLO CUESTA.

1727 Jornal O Avaré 17/08/2013 06:33:32

 

 

Estância de Avaré poderá integrar ao Pólo Cuesta, A adesão ao consórcio depende apenas de aprovação legislativa

 

 

Tramita na Câmara Municipal o projeto de lei que visa autorizar a Estância Turística de Avaré a fazer parte do Pólo Cuesta, entidade sem fins lucrativos que reúne outras nove cidades da região com objetivo de fomentar e desenvolver o segmento de turismo de forma regionalizada. Integram esse consórcio os municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

 

 

“Apresentamos o projeto em duas partes, pouco antes do recesso parlamentar: uma em que a Câmara autoriza mudanças no orçamento para fazer frente às futuras despesas do consórcio, que já foi aprovado pelo Legislativo e a outra parte que pedimos a autorização formal para a adesão de Avaré oficialmente ao Pólo Cuesta. A segunda parte do projeto recebeu por duas vezes pedido de vistas, no entanto, após solucionar as dúvidas dos vereadores, acreditamos que o projeto tem tudo para passar na próxima sessão da Câmara”, explicaram os dirigentes do setor.

 

 

Avaré poderá ter vantagens na adesão ao Pólo Cuesta. A principal é que passará a se enquadrar no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e no projeto de regionalização da Secretaria Estadual de Turismo, abrindo caminho para receber recursos para o setor.  Além disso, o município poderá receber obras e sediar eventos, através de convênios federais e estaduais firmados pelo Pólo Cuesta, mesmo estando sem o CRP regularizado.

 

 

Outro ação que Avaré passará a ser contemplada refere-se à participação em mais de 15 feiras especializadas em Turismo, onde o Pólo Cuesta já tem parceria firmada com o Governo do Estado para a promoção turística de toda região, beneficiando o segmento local.

 

 

Avaré passará ainda a constar em todas as ações de marketing do consórcio, tais como guias, folhetos, painéis, filmes publicitários entre outras iniciativas de divulgação. Uma vez integrada ao Pólo Cuesta, a Estância passará a fazer parte dos roteiros regionais a serem ainda criados.

 

 

CONSÓRCIO - Criado em 2001, o Pólo Cuesta atua como associação sem fins lucrativos e sua meta é desenvolver o turismo de forma regional e sustentável, através da integração e trabalho conjunto dos municípios. Tem por finalidade representar os membros em assuntos de interesses comuns perante quaisquer outras entidades públicas, de qualquer esfera de governo, além da iniciativa privada.

 

 

São prerrogativas do Pólo Cuesta: prestar serviços aos associados nas áreas de planejamento, captação de recursos, capacitação, normatização, construção e conservação de equipamentos turísticos, promoção e marketing entre outros constantes em seu estatuto social.

 

 

Esse consórcio intermunicipal é considerado um projeto pioneiro e único na região por atender todas as diretrizes da regionalização do turismo. Possui estrutura física e administrativa em pleno funcionamento, com sede em Botucatu.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também