Avaré retoma participação no Programa Município VerdeAzul

5811 Jornal O Avaré 05/11/2014 11:11:30

 

Ação visa capacitar as prefeituras a implementarem uma agenda ambiental

 

 

A Prefeitura de Avaré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, retomou sua participação no Programa Município VerdeAzul (PMVA), inciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma agenda ambiental municipal. Importante ferramenta de gestão ambiental para a cidade, o programa cria condições de oferecer uma avaliação do desempenho de Avaré nesta área.

 

 

Resultado do trabalho de reestruturação e fortalecimento da equipe técnica da pasta municipal do Meio Ambiente, a adesão ao programa incluiu a participação dos servidores da secretaria em capacitações presenciais e videoconferências sobre o desenvolvimento das 10 ações do PMVA: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar, Gestão das Águas, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

 

 

Retrospecto

 

Em 2009, primeiro ano da participação de Avaré, o município classificou-se em 39º lugar com uma pontuação de 89,57. No ano seguinte, sua pontuação caiu para 72,03, ficando em 198º lugar. Em 2011, ganhou posições no ranking, sendo o 68º município com 86,06 pontos. Em 2012 e 2013, Avaré não participou.

 

 

Na retomada deste trabalho, a Sema enviou o relatório de Gestão Ambiental com todos os documentos comprobatórios exigidos. Agora, a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente avaliará e classificará os municípios participantes de acordo com as respectivas pontuações, divulgando o ranking 2014. Avaré já está traçando as suas metas para o próximo ano na busca da consolidação de um sistema de gestão ambiental municipal eficiente e com melhorias contínuas.

 

 

VerdeAzul

 

O PMVA visa o desenvolvimento da gestão ambiental composta por objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, abordando as suas 10 diretivas. As ações são os instrumentos de referência tanto para os técnicos municipais como para a equipe do PMVA, pois apresentam os indicadores e a forma como as informações devem ser apresentadas e comprovadas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também