Bairro em Avaré sofre 'onda de furtos' e população pede base da PM

4484 Jornal O Avaré 12/12/2016 00:00:50

O aumento de furtos no Bairro Costa Azul, em Avaré (SP), faz com que a população “sonhe” com a volta de uma base da Polícia Militar que existia no local há anos. O local foi desativado, mas a PM afirma que faz patrulhamento de dia e noite toda semana. O aposentado Jair da Silva comenta: “A preocupação chega ao ponto de a gente não conseguir dormir. O que está acontecendo no bairro? Se chamar a polícia ela demora até chegar. Se tivesse a base e o policiamento 24 horas, seria mais fácil para nós e a polícia”, afirma.
 
 
O bairro fica a 18 quilômetros da área urbana e às margens da Represa de Jurumirim, por isso é um local turístico frequentado aos fins de semanas e feriados. Recentemente pelo menos três casas foram invadidas e furtadas na região. Conforme a polícia, de julho a novembro deste ano foram seis furtos no bairro, dois a mais que no mesmo período de 2015.
 
 
Fotos enviadas à TV TEM pelas três vítimas mostram que os criminosos arrombaram as janelas para invadir as residências. O advogado Paulo Benedito Macedo é um dos moradores que teve a casa furtada. Pelo menos a polícia conseguiu deter o grupo e devolver os pertences. “Foram mais ou menos uns seis menores. Eles furtaram caixas de som, televisor, aparelhos eletrodomésticos. Um morador do Costa Azul suspeitou da movimentação e acionou a polícia em Avaré. Os policiais conseguiram encontrar todos os pertences que eles tinham levado”, descreve.
 
 
Ciente dos crimes nas casas vizinhas, o aposentado Edemir Vergilio que mora em Botucatu (SP), mas tem uma residência no bairro, decidiu investir R$ 1,8 mil em equipamentos de segurança. “Os ladrões têm o costume de desligar o disjuntor de energia para descarregar a bateria do alarme. Como nossos relógios são obrigados a ficarem abertos, com o visor para a rua, eles vão lá e desligam o disjuntor. Por isso na caixa do relógio estou colocando um cadeado para se proteger”, conta.
 
 
O tenente Mauricio Pedro Santos, da Polícia Militar em Avaré, dá algumas orientações. “Como todo ano, nós intensificaremos as operações no bairro e entornos. Como operações de abordagens aos bares, comércios e aglomerações. E solicitamos a população para que ligue primeiramente ao 190, isso facilita nosso atendimento. A orientação é para que os moradores se certifiquem de que os imóveis estão bem fechados. Não deixar as luzes acesas durante o dia e nem cartas de correspondência jogadas na fachada, pois isso chama a atenção dos criminosos”, ressalta.
 
 
Sobre os casos de furto no bairro, a Polícia Civil afirmou que todos são investigados e que já tem suspeitos dos outros dois furtos que ainda não tiveram solução. A polícia ainda ressalta a importância do registro dos boletins de ocorrência para sequência da investigação.
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também