Bairros vão ganhar postos de saúde em 2016

2311 Jornal O Avaré 01/12/2015 10:33:40

Unidades básicas atenderão Plimec, Paraíso, Santa Elizabeth e Paineiras

 

Meta prioritária da gestão atual, a instalação de quatro novas unidades básicas de saúde (UBS) em áreas periféricas será concretizada no próximo ano. Quatro novos postos estão com suas obras em fase final e vão ser entregues para atendimento da população nos primeiros meses de 2016.

No total, através de convênios com o governo federal, R$ 2,4 milhões é o valor do investimento nas obras de construção das UBSs situadas no Conjunto Egydio Martins da Costa (Plimec), Jardim Paraíso, Parque Santa Elizabeth e Jardim Paineiras. 

“A expansão das unidades básicas de saúde tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar acesso aos serviços de saúde e desafogar o Pronto-Socorro, que assim foca o atendimento para casos emergenciais”, explicam os dirigentes do setor.

Cada UBS é responsável por atender uma determinada área da cidade e por essa razão as pessoas devem procurar a unidade mais próxima de suas casas.

 

COMO USAR O SERVIÇO

As unidades básicas de saúde (UBSs) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Nas UBSs, os usuários do SUS têm acesso a consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomam vacinas e coletam exames laboratoriais. Podem receber também atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades.

Ao procurar uma UBS, a pessoa deve levar um documento de identificação pessoal (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, etc) e se possível o Cartão do SUS. Se o atendimento for para uma criança, o responsável deve levar os documentos pessoais e da criança (Certidão de Nascimento ou a Carteira de Vacinação).

Ao chegar na UBS, o interessado deve procurar o balcão de atendimento. O recomendável é agendar a consulta antecipadamente, pois dessa maneira a pessoa tenta garantir que será atendida nos dias e horários marcados, evitando assim a perda de tempo e possibilitando a melhora na qualidade do atendimento.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também