Biblioteca em Braille é premiada pelo Governo do Estado

4393 Jornal O Avaré 02/07/2016 09:20:48

A Biblioteca em Braille Jairo Amorim, mantida pela Prefeitura através de parcerias das secretarias de Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), foi premiada no concurso “Acessibilidade em Bibliotecas” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
 
 
Em cerimônia ocorrida na última quarta, 29 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, representantes da pasta receberam a confirmação de que o trabalho da pasta municipal foi reconhecido em seu programa de acesso à leitura à pessoa com deficiência.
 
 
Com o projeto premiado pelo Estado, a biblioteca receberá um kit com computador, impressora, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador. Os equipamentos de tecnologia assistiva vão ampliar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.
 
 
Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e os vencedores receberão, além dos equipamentos, treinamento necessário à sua utilização.
 
 
 
Serviços oferecidos
 
 
A biblioteca oferece livros em braile, com fonte ampliada, áudio livros, e oficina de braile em parceria com a Unimed Avaré para munícipes que não tiveram a oportunidade de alfabetização nas redes de ensino ou perderam a visão após este período. Em suas instalações oferece um computador com o programa DOSVOX e NVDA onde o munícipe com deficiência visual pode utilizar para pesquisas na Internet, leitura e trabalhos. A SMDPD oferece ainda em parceria com a ETEC Avaré aulas de computação especial e o Projeto Redescobrindo um novo olhar que tem como proposta a inclusão social da pessoa com deficiência.
 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também