Bonecas da Mestra Dona Izabel viram selos

5148 Jornal O Avaré 01/09/2016 01:07:00

Os Correios colocam em circulação, nesta quarta-feira (31), um conjunto de selos que destacam as premiadas bonecas de barro da artista Izabel Mendes da Cunha, conhecida como Mestra Dona Izabel Mendes.
 
 
As bonecas representam momentos expressivos do universo feminino, como o noivado, a amamentação e a beleza. Dois selos são dedicados às noivas e seus buquês e um mostra a mãe amamentando o seu bebê. As demais emissões focalizam bonecas pintadas com barro colorido, técnica desenvolvida pela artista e, ainda, hoje utilizada por várias artesãs do Vale do Jequitinhonha.
 
 
Na produção dos selos, foram utilizadas técnicas de fotografia com recursos de computação gráfica. Os produtos podem ser adquiridos na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou na Agência de Vendas a Distância.
 
 
Sobre a artista - Nascida em Minas Gerais, no vale do Jequitinhonha, desde criança, Izabel Mendes da Cunha demonstrou talento para a arte em barro. Adulta, por necessidade de sobrevivência, iniciou fazendo peças de utilidades domésticas de fácil comercialização como panelas, pratos, potes, jarros, bule. No entanto, foi com as bonecas que Mestra Dona Izabel Mendes ganhou destaque no Brasil e também no exterior.
 
 
Em 2004, sua escultura “A mãe amamentando o filho”, escolhida dentre 90 obras de 16 países, foi vencedora da sétima edição do Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe. Em 2005, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Na edição de 2009, o Prêmio Culturas Populares, também do MinC, recebeu o seu nome.
 
 
 
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios no Interior de São Paulo

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também