BOTUCATU - outubro Rosa auxilia diagnóstico do câncer de mama

1709 Jornal O Avaré 04/10/2013 03:07:04

 

 

 

Outubro Rosa auxilia diagnóstico  do câncer de mama

 

 

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha Outubro Rosa. Trata-se de um movimento mundial que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos), e que tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Botucatu, o Outubro Rosa faz parte do calendário de ações da Saúde desde 2010.

 

 

Neste mês todas as unidades de saúde promovem ações de prevenção e orientação sobre a doença, especialmente sobre a necessidade de todas as mulheres com mais 40 anos realizarem a mamografia. A própria equipe do posto irá ofertar e agendar o exame médico a ser realizado no Centro de Doenças da Mama, conveniado à Secretaria de Saúde.

 

 

Para fortalecer ainda mais esta campanha, servidores públicos municipais receberão um pequeno laço rosa o qual poderá ser preso à roupa. Espaços públicos, como o prédio da Prefeitura, também ganharão o rosa na iluminação como já ocorre no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e na Pinacoteca, em São Paulo.

 

 

“Milhares de vidas podem ser salvas se a doença for detectada em seu estágio inicial. O que buscamos é fortalecer dentro do Sistema Único de Saúde essa cultura do diagnóstico precoce e que as mamografias se tornem cada vez mais regulares no calendário de exames de nossas mulheres. Sempre lembrando que não há demanda reprimida em Botucatu porque fazemos os encaminhamentos de mamografia ao longo de todo o ano. Aconselhamos que as mulheres aproveitem para também agendar o exame de Papanicolau, para o diagnóstico de câncer de colo do útero”, comenta o secretário municipal da Saúde, Claudio Lucas Miranda.

 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano.

 

Sintomas

 

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

 

 

Prevenção e detecção precoce

 

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor.

 

 

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos.

 

 

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também