Câmara aprova projeto de lei que institui o Teste do Coraçãozinho

1089 Jornal O Avaré 10/10/2013 14:10:13

Na sessão do dia 7 de outubro, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que institui o " Teste do Coraçãozinho" de autoria do vereador Ernesto Ferreira de Albuquerque, tendo como co-autores Francisco Barreto de Monte Neto e Benedito Braz Ferreira. 
 
 
Trata-se de um teste realizado em recém-nascidos com mais de 34 semanas e após 24 horas de vida, que serve como triagem de cardiopatias congênitas graves. O teste de simples aplicação no berçário, é indolor e nada custará para a Santa Casa ou a Prefeitura.
 
 
Consiste em medir a saturação de oxigênio na mão e no pé do bebê através de um aparelho chamado oxímetro. Se o resultado der alterado, suspeita-se de cardiopatia grave que deve ser confirmada com o ecocardiograma e posterior encaminhamento para Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. 
 
 
É bom lembrar que em cada mil recém-nascidos, oito nascem com algum tipo de cardiopatia congênita e dois com as chamadas cardiopatias congênitas críticas, nas quais muitas vezes não apresentam sopro cardíaco evidente. Esse teste é importante justamente para realizar a triagem desses casos que podem ser fatais. 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também