CAMPANHA AMBIENTAL EM AVARÉ

1910 Jornal O Avaré 31/05/2013 00:59:31

Campanha ambiental marcará

Semana do Meio Ambiente em Avaré

A população poderá denunciar qualquer tipo de agressão ambiental.

 

 

                Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente (de 03 a 09 de junho), a Prefeitura da Estância Turística de Avaré irá lançar um programa de preservação ambiental, denominado “Seja você um fiscal do meio ambiente”. A iniciativa tem como objetivo criar um canal para que a população ajude na preservação ambiental do município.

                A população poderá denunciar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, como destinação inadequada de resíduos (bens usados, restos de vegetação e de construção civil, plásticos, lixo orgânico, pneus etc), poluição de rios e nascentes, desmatamento, queimadas, cortes e podas de árvores sem a devida autorização, poluição sonora, entre outras. As denúncias podem ser feitas na Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone 3711-2559.

                Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, não há necessidade de identificação do denunciante, mas o mesmo deverá apresentar provas que possam mostrar o local do dano causado e o infrator. “Assim poderemos aplicar a legislação e punir aqueles que degradam o nosso meio ambiente”, afirmou um representante do setor.

Coleta Seletiva

                Além da campanha, a Secretaria do Meio Ambiente apresentará o projeto de coleta seletiva, cuja implantação deverá ter início entre julho e agosto deste ano, bem como serão divulgadas as alterações que irão ocorrer na coleta de lixo domiciliar.

                A coleta seletiva será iniciada em parte da região sul que compreende os bairros Brabância, Biquinha, Brasil Novo/Cecílio Jorge Neto, Jardim Di Fiori, Jurumirim, Vila Esperança,Vila Jardim e Vila Operária.  O projeto prevê a distribuição de sacos diferenciados para cada residência, a conscientização da população e a reestruturação do barracão para recebimento do material reciclável. A execução do projeto será em parceria com a ETEC, IFSP, SEBRAE-SP, OCESP.

                Outra ação que marcará a Semana do Meio Ambiente beneficiará duas áreas próximas ao Horto Florestal, que atualmente estão sendo utilizadas de forma indevida para deposição de resíduos. Em parceria com o Instituto Floresta Unidade Avaré, essas áreas serão totalmente limpas e receberão a instalação de placas de preservação ambiental. Desta forma, o local que está próximo a nascentes será monitorado constantemente evitando mais um dano ambiental. 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também