Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 4

1671 Jornal O Avaré 02/05/2015 06:48:58

Tem início na segunda-feira, 4 de maio e se estende até o próximo dia 22, a campanha de vacinação contra a gripe no município. Em todas as unidades de saúde haverá vacinas disponíveis para a população.

 

 

No próximo sábado, dia 9, está sendo preparada uma mobilização para reforçar a importância da vacinação na prevenção da gripe. Na ocasião, os postos de vacinação vão ficar abertos das 8h às 17h.

 

 

As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.

 

 

A intenção é vacinar crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis.

 

 

Doença respiratória infecciosa de origem viral, a gripe Influenza pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco. Ela é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

 

 

A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. Daí a recomendação de manter ambientes ventilados.

 

 

O período de incubação dos vírus Influenza varia de um a quatro dias. Os sintomas da doença são variáveis: vão desde a infecção assintomática, até formas graves. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sinais e sintomas que são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta e coriza), que persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também