Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em São Manuel

1625 Jornal O Avaré 26/05/2015 09:35:21

Até o momento 4,2 mil pessoas foram vacinadas em São Manuel.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de São Manuel informou no final da tarde de ontem, que a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada por mais duas semanas. Até 3 de junho, a Diretoria de Saúde pretende imunizar no mínimo 80% do público alvo. A população pode procurar as Unidades de Saúde para receberem a vacina.

O último balanço aponta 50,86% de adesão do público prioritário da campanha: bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e os profissionais de saúde.

Até o momento em São Manuel, 55,6% de crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade foram vacinadas, o que representa cobertura de 1.230 aplicações.

Entre as gestantes, a cobertura é de 46,37%: 179 grávidas foram imunizadas desde o início da campanha, em 4 de maio.

Os idosos, com 60 anos ou mais, representam o terceiro grupo que mais aderiu à campanha, com 51,2% da meta atingida, ou 2.522 vacinados.

As puérperas foram as que mais aderiram à campanha, com 66,67% do público alvo vacinado.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

“É imprescindível tomar a vacina o quanto antes, pois somente após 15 dias começa a fazer efeito. Não dá pra esperar o inverno chegar pra se imunizar, principalmente às gestantes, já que uma única dose, protege dois seres: a mãe e seu bebê, que só vai precisar ser imunizado novamente, depois dos seis meses”, alerta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

A Campanha Contra a Gripe até o momento imunizou em São Manuel 4,2 mil pessoas dos grupos prioritários, que envolvem crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos.

Campanha_Vacinacao_Gripe_Prorrogada1



 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO MANUEL
TEL.: (14) 3812 4404

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também