Campanha orienta atendimento a pessoas em situação de rua

6014 Jornal O Avaré 15/07/2014 08:08:55

 A fim de contribuir com o resgate da cidadania e a mudança de vida de pessoas que vivem na rua em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) começa na próxima sexta-feira, dia 18/07, a campanha com o lema "Não dê esmola, dê informação". 
 
 
 
 
 
A iniciativa, que será coordenada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) pretende motivar a população a acionar os serviços da Assistência Social e assim desestimular a oferta de esmola.
 
 
 
 
 
“Nosso foco é conscientizar a sociedade sobre os efeitos negativos gerados pela vivência nas ruas, como uso de drogas e de álcool, prostituição, exploração sexual, rompimento familiar e diversos tipos de violência”, explicam os organizadores da campanha.
 
 
 
 
 
Para tanto estão sendo preparadas ações como a veiculação de folders, cartões informativos, faixas nas ruas, adesivos para os carros, além de mensagens veiculadas em carros de som.
 
 
 
 
 
A campanha “Não dê esmola, dê informação” vai abranger também o comércio local e estabelecimentos escolares. A expectativa da Semads é ter como parceiros nessa iniciativa instituições importantes como a Associação Comercial e Industrial (ACIA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC).
 
 
 
 
 
 
 ABORDAGEM SOCIAL – Atualmente, para atender a demanda, a secretaria realiza o atendimento deste público através de convênio com o Conselho de Obras Sociais de Avaré (Cosa), que desenvolve a abordagem social diária e encaminha pessoas em situação de rua para a Casa de Passagem/Abrigo Institucional (antigo Albergue Municipal). No local, essas pessoas podem fazer sua refeição ainda que não passem noite nas dependências do serviço. Lá existe uma equipe preparada para o acolhimento digno dessas pessoas.
 
“Pessoa em situação de rua pode ser definida como aquela que não possui moradia e que pernoita em espaços públicos, como praças, calçadas, marquises e jardins, ou em casarões abandonados, depósitos e terrenos baldios”, definem os técnicos da Semads.
 
 
 
PARTICIPE!
 
 
 
 
Para colaborar com a campanha ou obter informações sobre os serviços de apoio às pessoas de rua os interessados podem entrar em contato com o 
Serviço de Abordagem (Cosa) pelo 3732-8229 ou com a Casa de Passagem pelo telefone 3731-1595.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também