Casa da Juventude de Botucatu recebe evento de jogos de tabuleiro

8471 Jornal O Avaré 13/02/2016 08:47:01

Objetivo do encontro é disseminar a cultura dos jogos de mesa, incentivando jogadores

Amanhã, em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), às 20h, tem outra edição do Joga Cuesta, encontro de jogadores de tabuleiro da região do Polo Cuesta, realizado mensalmente na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise (rua Benjamim Constant, 161), com entrada gratuita.

Os participantes contarão com títulos nacionais e importados disponíveis e a presença de jogadores mais experientes que poderão ajudar os novatos na escolha de jogos e na explicação das regras. 

O evento é uma iniciativa de jogadores de Botucatu com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e de lojas especializadas.

Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação, raciocínio, planejamento, gerenciamento de recursos e também podem ser uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. 

Vale ressaltar que não é necessário conhecer as regras ou ter experiência em jogos para participar do evento. O objetivo do encontro é disseminar a cultura dos jogos de mesa, trazendo novos jogadores para a atividade.
 
Jogos modernos
Se quando se ouve falar em jogo de tabuleiro normalmente o que vem à cabeça é uma infindável partida de War ou Banco Imobiliário num dia chuvoso com a criançada. Mas isso ocorria há mais de 20 anos. 

Desde 1995 os “Board Games” se desenvolveram, multiplicaram e conquistaram novas e antigas gerações de adeptos, contando com grandes convenções, milionárias campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo.

Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores muito raciocínio, dedução, planejamento e ainda bastante trabalho em equipe, dependendo do jogo. 

Justamente por esses atributos, agora também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais, e nas dinâmicas de grupo em empresas. 

A chamada renascença dos jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o lançamento de vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços para a prática.

Chamados no Brasil de jogos de tabuleiro modernos, os “Board Games” normalmente são assinados por um autor ou por um fabricante e se dividem em várias categorias:  europeus, americanos, abstratos,  família e festa.

 

 

JCNET

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também