Casa em Avaré tem ?lixão? no telhado e gera risco de proliferação da dengue

3146 Jornal O Avaré 13/04/2015 08:27:32

Equipes de combate à doença não conseguiram falar com morador.
Cidade sofre pior surto da história, são 132 casos confirmados.

 

 

Uma casa foi flagrada com um "lixão" no telhado durante ação de combate a criadouros de dengue em Avaré (SP), neste sábado (11). No telhado da residência há sacos plásticos, latas, baldes e garrafas espalhados pelas telhas. Os materiais podem servir como locais de proliferação do Aedes aegypti. A ação contra dengue foi realizada por agentes da Vigilância Sanitária e do Exército, por meio de 50 jovens do Tiro de Guerra.

Os vigilantes chamaram algum morador, mas não foram atendidos por ninguém. Segundo eles, em casos assim o morador recebe uma notificação e tem um prazo para realizar a limpeza. Caso não cumpra a determinação pode até ser multado. “Não adianta estarmos fazendo nosso trabalho se a população não se conscientizar e realizarmos um trabalho coletivo”, lamenta a agente da Vigilância Sanitária Claudia Elaine Sextaro.

A cidade já registra o pior surto da doença da história: são 132 casos confirmados de dengue este ano, segundo a Vigilância Epidemiológica. Desses, 40 são importados e 92 contraídos no município, uma média de um caso para cada 665 moradores.

Por isso ações de combate ao mosquito foram intensificadas e até mesmo o Exercito, por meio de 50 atiradores do Tiro de Guerra, atua no combate a criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. “Estamos trabalhando para que haja a redução. Contamos com a ajuda da população”, afirma o supervisor do Tiro de Guerra Henrique Pinto.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também