Centro Dia acolhe e protege idosos em Avaré

2166 Jornal O Avaré 23/01/2015 09:11:52

Inaugurado em setembro de 2014, o Centro Dia “Luiz De Paschoal”, órgão do Programa São Paulo Amigo do Idoso, funciona na Rua Fernando de Moraes, nº 240, no bairro Alto da Colina. O projeto tem capacidade para acomodar até 25 idosos em uma espécie de creche da melhor idade.

Hoje, o Centro Dia do Idoso de Avaré está atendendo cinco idosos, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a coordenadora do centro, Adriana Moreira Gomes, o projeto conta com uma equipe formada por três monitoras, uma auxiliar de enfermagem, um terapeuta ocupacional e uma ajudante de serviços gerais.

O Programa São Paulo Amigo do Idoso é uma iniciativa do governo estadual coordenada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A meta é abrir espaços de acolhimento, proteção e convivência para pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.

 

Atendimento integral

O idoso tem o local à disposição no início da manhã onde recebe alimentação, cuidados médicos, higiene pessoal e participa de atividades de lazer, cultura, esporte e recreação em tempo integral.

As instalações, onde foram investidos R$ 330 mil, tem acessibilidade e dispõe de recepção, sala de atendimento, cozinha, refeitório, sala administrativa, ambulatório, salas de TV e de jogos, ambientes de descanso separados por alas masculina e feminina e banheiros adaptados.

Ao longo do dia os idosos são acompanhados por cuidadores profissionais, dos quais recebem os medicamentos prescritos por médicos nos horários adequados, e ao final da tarde eles voltam para casa.

Com o novo serviço a Prefeitura garante aos usuários envelhecer saudável com proteção dos direitos e cumprimento do Estatuto do Idoso.

Para breve, segundo Adriana, está prevista a implantação de uma horta, passeios trimestrais, palestras educativas, tudo isso num trabalho integrado entre o idoso e familiares, contando com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por intermédio de uma psicóloga que atuará junto às famílias dos assistidos pelo Centro Dia.

 

Carinho e Atenção

João Ramalho, 81 anos, e Zenilda Pereira, 70 anos, são casados há 40 anos e agora passam a semana no Centro Dia. “Aqui eu tomo banho, me alimento, assisto TV, tomo meus remédios na hora certa, faço pinturas. Gosto muito daqui, melhor do que ficar em casa”, disse seu João.

Já a esposa Zenilda revelar gostar muito do local porque ali é muito bem tratada. “Faço pintura, flores, pintam meu cabelo, fazem minha unha, tomo banho todos os dias. São muito atenciosos comigo”, afirmou sorrindo.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também