Chocolate é sinônimo de saúde, mas exige moderação

9251 Jornal O Avaré 04/04/2017 03:52:10

A proximidade da Páscoa traz satisfação dobrada para a maioria das pessoas. Além do feriado prolongado, a data ainda costuma chegar com a companhia de muitos chocolates. Saborosos, eles fazem a alegria de crianças e adultos, mas, mesmo em período de comemoração, é preciso consumi-lo com sabedoria e de forma moderada.
 
 
Segundo a nutróloga Cristiane Molon, o chocolate é um alimento funcional, rico em antioxidantes, minerais e flavonoides, substâncias estas essenciais ao organismo. No entanto, para oferecer todos esses benefícios, o produto deve ter, pelo menos, 50% de cacau na composição. "Essa concentração indica que seu índice glicêmico não é alto. Outra vantagem é que ele ajuda na saciedade. A quantidade ideal de chocolate que pode ser consumida por dia é de 30 gramas", explica.
 
 
A especialista também sugere aos admiradores do doce que evitem o chocolate branco. Produzida, basicamente, com manteiga de cacau, açúcar e gordura, a versão não possui valor nutricional já que o cacau aparece em quantidades mínimas.
 
 
Além de saboroso, esse ingrediente essencial contém diversas substâncias benéficas, como minerais, vitamina C, ômega 6 e polifenois, poderosos compostos bioativos com propriedades neurotransmissoras, de rejuvenescimento e de redução do apetite e da pressão sanguínea. Conforme a nutróloga, pequenas porções de chocolate, principalmente, o amargo, aumentam a quantidade de serotonina, contribuindo para a sensação de bem-estar.
 
 
Aos diabéticos e intolerantes à lactose, uma boa alternativa para aproveitar a Páscoa sem prejuízos à saúde é aderir ao chocolate de alfarroba. "É uma vagem comestível com baixo teor de gordura e rica em vitaminas do complexo B e vitamina E", comenta Cristiane Molon.
 
 
Ela também destaca que as frutas secas, como damasco, ameixa e tâmara, não opções interessantes aos que pretendem evitar o consumo exagerado de chocolate em qualquer época do ano. Conforme a nutróloga, consumi-lo em grandes quantidades regularmente pode levar ao excesso de peso e, por consequência, a doenças crônicas como diabetes e dislipidemias, ou seja, aumento do colesterol e triglicerídeos.
 
 
 
Benefícios do chocolate amargo:
 
 
  • Promove um fluxo maior de sangue no coração;

  • A teobromina, substância presente no cacau, tem efeito semelhante à cafeína e estimula a circulação sanguínea e o desempenho cerebral;

 

  • Tem alta concentração de antioxidantes, o que auxilia no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce;

 

  • Além de conter menos gorduras e açúcares, o chocolate amargo tem 70% de cacau, sendo uma importante fonte de flavonóides, compostos antioxidantes que aumentam a concentração de HDL, o colesterol bom, e reduzem o colesterol ruim.
 
 
 
 
Fonte: JCNET.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também