Chuva volumosa volta a castigar cidades das regiões de Bauru e Avaré, SP

3890 Jornal O Avaré 14/01/2016 09:37:15

A noite desta terça-feira (12) foi marcada novamente por temporais no centro-oeste de São Paulo, e muito além do que qualquer modelagem numérica havia indicado.
O vento mudou de direção e passou a soprar de sudeste para noroeste formando uma grande linha de instabilidade e que provocou chuvas volumosas, principalmente na região de Botucatu.
Até às 23 horas (Brasília-verão), o pluviômetro automático mantido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no município de Cerquilho, no centro-leste paulista, havia contabilizado 190 milímetros de precipitação.
Em Limeira, outro pluviômetro do Cemaden registrou 150 mm e em Bauru, um terceiro equipamento coletou 126 mm. De acordo com as Defesas Civis de municípios atingidos pela linha de chuva volumosa, rios transbordaram e muitas pontes cederam, cuja dimensão dos estragos será possível somente ao amanhecer desta quarta-feira (13).
Os radares meteorológicos do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade do Estado de São Paulo (Ipmet/Unesp) mostraram o núcleo mais forte de precipitação paralisado sobre Bauru por mais de uma hora. Grande também foi a incidência de raios.
A estimativa e animação do mesmo radar indicou o deslocamento da área de chuva com deslocamento por Ourinhos e logo mais sobre a região de Marília, outra área também já castigada pela chuva dos últimos dois dias.

(Reprodução: Jornal A Estância)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também