Coluna A Voz da Represa - Carlos "Cam"

4303 Jornal O Avaré 08/07/2014 08:00:30

A VOZ DA REPRESA                                                       A Voz do Vale

Costa Azul                                                                                  

                 & Adjacência

 

“A crítica ou o elogio de cara nova”

 

por: Carlos “Cam” Dantas

e-mail: avozdarepresacam@gmail.com

# Mutuário “espertinho” perderá o imóvel (tópico II); ou melhor, nesta altura do campeonato, já deve ter perdido. A medida extrema foi tomada pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento e Habitacional Urbano juntamente com a Caixa Econômica Federal e diz respeito aos futuros (hoje, ex) mutuários do Programa Minha Casa Minha Vida/Residencial Mário Emílio Bannwart, conforme relato desta coluna na edição de 28/06/2014. Alguns porque não alcançaram a Renda Mínima que precisavam. Outros, nem ainda tomaram posse e já estavam comercializando o imóvel. Dentre os 88 inscritos penalizados, foram verificados moradores da Região da Represa e a medida desclassificatória até hoje está gerando muitas reclamações, tanto que estes já recorreram ao Judiciário, situação, a qual, no entender de advogados tributaristas será difícil de reverter, eis que neste caso não está configurado ato arbitrário.

# A CDHU foi provocada, através de requerimento aprovado pelo Vereador Marcelo Ortega-PV, na sessão de 12 de Maio último, quando foi oficiado ao Prefeito Municipal e a Companhia Habitacional “para que efetue fiscalização no Conjunto Residencial “Mario Bannwart“, pois existem denúncias de cidadãos que vários contemplados estão efetuando a venda de casa”. Apesar das críticas daqueles, ora punidos, adeptos da “Lei de Gerson”, que devem continuar pagando aluguel e/ou morando de favor na casa de parentes em razão da fraude praticada, isso também por aqui, no Costa Azul, a verdade é que o Vereador cumpriu sua obrigação de zeloso representante do povo, ou seja, tornou público uma ilegalidade que impedia que pessoas dignas conquistassem a tão sonhada casa própria.

# Este tipo de Programa Habitacional visando à classe menos favorecida, praticamente sem exigência alguma, somente com a obrigação de o mutuário pagar mensalmente um pequeno valor do financiamento, para muitos se tornou um comércio lucrativo, – e não é de hoje – eis que nem bem tomam posse, já vendem o imóvel mediante contrato de “gaveta”, uma prática que a CDHU tanto condena. E de programa em programa, juntamente com familiares, vão se inscrevendo e são sempre sorteados, pois descobriram o “pulo do gato”; driblam as regras e normas estabelecidas, assim como são favorecidos pelos amigos de políticos contatados, os quais, como funcionários, deveriam zelar pela lisura da seleção e respectivo cadastramento. Isso ocorre, não só  em Avaré, também na região. Vamos torcer para que o inusitado proceder dos agentes honestos constituídos – CEF/CDHU/Habitação Municipal – acabe de vez com a festa da especulação imobiliária, não só através de mutuário espertalhão, ainda – e principalmente – quanto ao “modus-operandi” de incorporadoras e empreiteiras que “lucram” de forma absurda em cima de verbas liberadas à base de propina.

Bar e Lanchonete do Batista e Darcy – Av. Grande Lago, 187 – (14) 99795-9776 // Posto Trevo – Rod. Raposo Tavares – Itaí – (14) 3768-6258 // Mercado e Panificadora JJM – Costa Azul – (14) 3731-7112 // Lanchonete e Mercearia Yujii – Costa Azul – (14) 99758-3403 // Machado Calistro – Corretora de Seguros – Avaré (14) 3732-1375 // Bar e Mercadinho RPL – Costa Azul – (14) 99788-6445 // Looktron Eletrônica – Avaré (14) 3733-3192 / (14) 99756-2876

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também