Com projeto de pesquisa em agricultura, Poio recebe o Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae

5147 Jornal O Avaré 28/05/2016 10:13:21

O prefeito Poio Novaes recebeu na sexta-feira, 20 de maio, o "Prêmio Mário Covas - Prefeito Empreendedor", do Sebrae/SP, que destacou o trabalho em Rede Sociotécnica de diversas instituições parceiras junto aos agricultores familiares de Avaré que participam do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA Avaré.

 


Avaré concorreu com 400 cidades paulistas e foi uma das duas do Estado de São Paulo que recebeu o prêmio em duas categorias distintas: incentivo aos Pequenos Negócios no Campo e Inovação & Sustentabilidade.

 


O prêmio destaca as parcerias realizadas pelo NEA Avaré, que culminou na inovação tecnológica denominada Sistema PMB - Palha, Muda Alta e Biofertilizante, criada a partir de pesquisas aplicadas nas Unidades de Adaptação de Tecnologia (UATs) envolvendo agricultores locais. 
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Agricultura, Rico Barreto fez um histórico do trabalho realizado e o prefeito dedicou o prêmio a todos os agricultores, técnicos, estudantes e instituições parceiras envolvidas no projeto e se comprometeu a continuar apoiando as atividades do setor.

 


Silvia Abeid Furio, do Sebrae/Botucatu, destacou que esta é a segunda vez que Avaré recebe o prêmio, sendo que em 2013/2014 o município foi premiado justamente pelo trabalho realizado junto aos agricultores familiares na ampliação da qualidade e diversidade Merenda Escolar, melhorando a alimentação das crianças da rede pública de ensino.

 


A importante contribuição de Sérgio Pimenta (Ecologia Aplicada), pesquisador independente e idealizador do Sistema PMB, foi lembrada. Na reunião, todos puderam expor relatar a experiência de atuar na Rede Sociotécnica que está em construção na cidade de Avaré. Estiveram presentes na entrega do prêmio os agricultores orgânicos André Albano, Bia Alves e Luis Bernardo, a coordenadora do NEA Avaré Raquel Mattana, o diretor do IFSP-Campus Avaré Sebastião Cruz, o diretor substituto da CATI Regional de Avaré Paulo Tamassia, o representante da CATI Regional Sérgio Faria, as representantes do Sebrae-Botucatu Silvia Abeid Furio e Jussara Viersa, o representante do OCS Orgânicos Avaré Fernando Franco Amorim, o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento Rico Barreto, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Gerson Cardoso, a diretora da Central de Alimentação Maristela Giordano, o vice-prefeito Aparecido Fernandes Júnior (Gato), o representante da Arbora Thiago Maragno, o representante da Casa da Agricultura de Avaré Ronaldo Vilas Boas, a representante do IFSP-Campus Avaré/Pronatec Gabriela Arduino e a presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Seis Bairros, Elisa Negrão.

 

 

FOTO: FERNANDO FRANCO (CATI)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também