COMEÇA HOJE O EVENTO DA RAÇA QUARTO DE MILHA EM AVARÉ 1,7 MIL CAVALOS.

5794 Jornal O Avaré 08/10/2013 01:00:01

O Evento da raça Quarto de Milha deve reunir 1,7 mil cavalos em Avaré

 

 

HOJE COMEÇA  A  34  EDIÇÃO DO POTRO DO FUTURO..

 

 

Durante o evento ainda será realizada a 7ª Copa dos Campeões.

 

 

 

 

A 34ª edição do campeonato Potro do Futuro - Trabalho e Conformação voltado para cavalos da raça Quarto de Milha, começa nesta terça-feira (8), em Avaré (SP). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e deve reunir mais de 1,7 mil animais em competições em 19 modalidades.

 

 

O evento é realizado no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel. De acordo com a organização, o campeonato é um dos mais importantes eventos do calendário anual de competições da raça Quarto de Milha. Além de disputadas, o evento serve como vitrine da raça para animais jovens no país.

 

 

Nesta segunda-feira (7) trabalhadores organizaram o recinto para a preparação das competições e recepção dos animais inscritos. Depois de passarem pela inspeção sanitária, os animais começam a ser cuidados e recuperados após a viagem. De acordo com o competidor Paulo Gabriel de Andrade, os cuidados devem ser aumentados durante o período de competição. "Alimentar bem antes e hidratar bastante. Eu chego dois antes do evento para o animal poder descansar bastante", conta

 

 

O veterinário Guilherme Selito conta que até mesmo soro fisiológico é usado para hidratar os animais. "Com a viagem, o estresse do clima, então dá uma desidratada nos cavalos. E como vai ter uma prova importante, começamos a hidratar para ele ter um bom desempenho", explica.

 

saiba mais

Campeonato reúne mais de 2 mil cavalos Quarto de Milha em Avaré

 

28ª Exposição do Cavalo Árabe começa nesta sexta-feira em Avaré

Competições hípicas e leilões são promovidos em Avaré

 

Muitos competidores vieram de longe para participar das provas. É o caso do competidor e técnico Ademilton Caetano. Ele é de Cascavel (PR) e trouxe para o evento cavalos competidores. O objetivo é conseguir os melhores resultados nas competições. "Um sonho meu é ganhar um Potro Futuro. E eu to aqui para isso", afirma.

 

 

Segundo a ABQM, o calendário do 34° Potro do Futuro divide-se em provas de trabalho que incluem modalidades de velocidade, laço, apartação e rédeas. E provas de conformação, isto é, julgamentos onde são avaliadas as características morfológicas dos animais. "Valoriza a criação desse animal, então o pai e a mãe desse animal vai carregar junto esse título como reprodutor ou reprodutora de um campeão do Potro Futuro", explica o diretor de esportes da ABQM, Marcelo Xavier.

 

 

7ª Copa dos Campeões

Em paralelo também em Avaré, é realizada a 7ª Copa dos Campeões da Raça Quarto de Milha, competição que reúne os animais finalistas no 23ª Congresso Brasileiro Conformação e Trabalho, realizado em abril deste ano. E animais finalistas no 36° Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, ocorrido em julho, além de cavalos campeões das competições oficializadas pela ABQM, organizadas pelos núcleos regionais de criadores de todo o país.

 

Leilões

Completando o calendário do evento ocorrem ainda, entre os dias 10 e 12 de outubro, quatro remates de criadores tradicionais em linhagem de animais de trabalho. Na quinta-feira (10), a partir das 19h30, ocorre o 11° Leilão Think a Mite Ranch. Na sexta-feira (11), ocorre a sétima edição do Leilão Caruana/Belinato/Romanelli, a partir das 20h. Já no sábado (12), serão realizados ainda o 4° Leilão Haras ST e o 6° Leilão Haras Nossa Senhora Aparecida.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também