Começam as obras de revitalização da Praça Prefeito Romeu Bretas

3149 Jornal O Avaré 12/12/2015 02:05:06

DADE vai investir R$ 980 mil nos serviços

 

A 3D Construtora, de Botucatu, empresa vencedora da licitação para revitalização da Praça Prefeito Romeu Bretas, que abriga a Concha Acústica, iniciou os serviços na última segunda-feira com a  reforma dos quiosques onde estavam instalados o Posto de Informação Turística (PIT) e do grupo de artesãos da Associart, os quais serão remodelados e ampliados.

 

Orçadas em R$ 981.192,47 as obras serão custeadas com recursos liberados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão do governo estadual.

 

Segundo dados do projeto aprovado, dois quiosques (hoje usados por duas lanchonetes) serão demolidos (os localizados no lado esquerdo da praça, nas imediações do monumento O Desbravador, a fim de aumentar a área reservada ao passeio público.

 

Outros dois quiosques serão readequados para a instalação de sanitários públicos para atendimento do público que freqüenta a área em dias de eventos movimentados, como a Feira da Lua. Apenas um quiosque continuará reservado para funcionar como lanchonete.

 

O projeto arquitetônico, previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (ComTur) prevê a troca de iluminação, melhorias no paisagismo, além de intervenções nas instalações elétrica e hidráulica da praça.

“A meta é valorizar espaços de convivência social da comunidade e manter acolhedor essa área tradicional do nosso centro histórico”, explicam os dirigentes do setor.

 

Mudanças

Com o início das obras, a mostra permanente da Associart está alocada no palco da Concha Acústica. Já os donos das lanchonetes que ocupam dois quiosques da Praça de Alimentação Altino Faria (Lanchódromo), já notificados desde julho de 2014, deverão se retirar para que as mudanças projetadas possam ser executadas em breve. 
Servidores da Secretaria de Turismo estão atendendo na frente do PIT a chegada de vans e ônibus turísticos e direcionando-os para os pontos de visitação da cidade. 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também