Conselho de Segurança Alimentar é instalado em Avaré

2337 Jornal O Avaré 20/05/2015 09:55:05

Colegiado terá a função de estabelecer as diretrizes das políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional da comunidade avareense

Na última quarta-feira, 13, foi instalado oficialmente em Avaré o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA Avaré). Com presença de 2/3 (dois terços) das instituições representadas do novo colegiado, a reunião de instalação ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura e foi presidida pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de Avaré, Rico Barreto. 

Criado pela Lei nº 1.824, de 19 de agosto de 2014 e Decreto 4.174, de 09 de abril de 2015, o COMSEA é um colegiado de caráter consultivo e composto de 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, sendo 2/3 de representantes da sociedade civil organizada e 1/3 do Governo Municipal.

Entre outras atribuições, o conselho tem como função principal ser um espaço de articulação entre o governo e a sociedade civil para a formulação das diretrizes e prioridades de construção das políticas públicas e ações na área da segurança alimentar e nutricional da população avareense.

Após a explanação do secretário de Agricultura e Abastecimento de Avaré sobre a criação do COMSEA, passou-se à eleição da mesa-diretora do colegiado, sendo eleitos e empossados o engenheiro agrônomo Sérgio Augusto Martins Faria, representante da Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré (AREA) e o gestor de agronegócio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Fernando Franco Amorim, respectivamente, presidente e secretário interino. 

Rico Barreto defendeu a autonomia do COMSEA e sugeriu que o colegiado priorize a realização da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Avaré, condição fundamental para o município participar das Conferências Regional, Estadual e Nacional, que serão realizadas em novembro deste ano em Brasília.

Realizada no dia 8 de dezembro de 2014 com mais de 50 participantes, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Avaré definiu a representação da sociedade civil no COMSEA e, por meio de palestras, abordou a produção agroecológica de alimentos e sua relação com a segurança alimentar e nutricional (Dra. Juliecristie Oliveira/FSP/USP); a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar (Sergio Faria/CATI Regional Avaré).

Crédito Texto e foto: Fernando Franco Amorim/COMSEA Avaré

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também